Cardeal Sandri

Representante da Santa Sé critica "silêncio" perante crise na Ucrânia

Cardeal Sandri está na Ucrânia por ocasião da peregrinação nacional ao Santuário mariano de Zarvanytsia, em Ternopil

Da redação, com Agência Ecclesia

O responsável da Santa Sé pelo acompanhamento das Igrejas Orientais denunciou nesta sexta-feira, 14, o “silêncio” da comunidade internacional perante o sofrimento das populações na Ucrânia.

“Do ponto de vista humano e cristão, o amor pela verdade que os apóstolos nos confiaram impede-nos de aceitar o silêncio que caiu sobre o conflito na Ucrânia, sobre os sofrimentos que atingem dezenas de milhares de pessoas”, referiu o cardeal Leonardo Sandri, em declarações citadas pela Rádio Vaticano.

O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais (Santa Sé) presidiu a uma celebração litúrgica em Kharkiv.

A viagem à Ucrânia começou esta terça-feira, 11, a convite do arcebispo de Kiev, Dom Sviatoslav Shevchuk, por ocasião da peregrinação nacional ao Santuário mariano de Zarvanytsia, em Ternopil.

Acompanhado pelo núncio apostólico Dom Claudio Gugerotti e pelo secretário da nunciatura, monsenhor Joseph Grech, o responsável da Santa Sé foi por alguns jovens vestidos com os trajes tradicionais e pelo arcebispo-mor da Igreja greco-católica ucraniana, que presidiu ao rito, no final do qual o cardeal Sandri concedeu a bênção em nome do Papa Francisco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo