Em todo o mundo

Religiosos contemplativos rezam pelo fim da pandemia

A instituição “Ajuda a Igreja que Sofre” lançou um convite aos mosteiros contemplativos para unirem-se em oração pelas vítimas da doença e pela séria crise econômica

Da Redação, com Ajuda à Igreja que Sofre

A Fundação Pontifícia “Ajuda à Igreja que Sofre” (AIS) lançou um convite às comunidades religiosas para unirem-se em oração pelo fim da pandemia. Segundo a instituição, são cada vez mais numerosas as comunidades religiosas contemplativas em todo o mundo que aceitam o convite.

Religiosos contemplativos em todo o mundo rezam pelo fim da pandemia / Foto: Ajuda à Igreja que Sofre

No espaço de apenas uma semana, mais de 50 comunidades contemplativas masculinas e femininas responderam positivamente ao desafio lançado pela Ajuda à Igreja que Sofre e iniciaram uma verdadeira “avalanche de orações” em favor de todas as vítimas do coronavírus, assim como por todos os que diariamente cuidam dos pacientes, lembrando ainda os benfeitores, amigos e colaboradores da fundação pontifícia.

Leia também:
.: Campanha “non stop” da oração do terço une fiéis pelo fim da pandemia
.: Papa reza pelas vítimas anônimas da pandemia de coronavírus

Provenientes de mais de trinta países, estes religiosos e religiosas carmelitas, beneditinos, dominicanos e clarissas estão agora unidos numa prece comum. Como lembra Thomas Heine-Geldern, presidente internacional da Fundação AIS, “a oração é um pilar do trabalho”.

Monja em oração pelo fim da pandemia /Foto: Ajuda à Igreja que Sofre

“Temos recebido muitas mensagens a expressar medo e preocupação com o futuro, tanto de benfeitores que estão a viver a doença e a perda na sua família ou a sofrer problemas económicos, como de muitos dos 140 países onde apoiamos projetos”, diz Hein-Geldern.

O presidente conta que algumas destas mensagens são enviadas por padres que não têm meios de subsistência ou por religiosas que nem sequer têm dinheiro suficiente para comprar sabão ou produtos de higiene porque nos seus países são considerados bens de luxo e, por isso, são caros.

Perante uma situação tão dramática que tenderá eventualmente a agravar-se nos próximos tempos, nasceu esta campanha de oração e recebe um apoio surpreendente dos mosteiros e conventos contemplativos em muitos países.

Além da certeza das orações, a Fundação AIS recebe também de muitas destas comunidades religiosas mensagens de preocupação pela realidade complexa em que estão inseridas. É o caso das irmãs carmelitas de Morondava, em Madagáscar. “O nosso país também está atormentado pela pandemia. Existem toques de recolher obrigatórios. Muitas pessoas agora têm medo de que as milícias terroristas se aproveitem da situação e realizem ataques. O coronavírus aterroriza-nos, mas também rezamos para que os ladrões não contribuam ainda mais para o número de mortos.”

Fundação AIS recebeu também uma mensagem de Camarões, dos monges carmelitas de Burea. “É claro que vamos rezar juntos pelo fim desta terrível pandemia e pelo regresso do povo a Deus. Será muito difícil controlar esta pandemia na África. Mas não vamos perder a coragem, porque Cristo é a nossa esperança.”

As iniciativas de oração pelo fim da pandemia do coronavírus multiplicam-se por todo o mundo. Em Portugal, uma semana depois de os benfeitores e amigos da Fundação AIS terem sido convidados a participar numa corrente de oração “non stop” do Terço, esta iniciativa que teve origem na Paróquia de São Tiago de Almada, na diocese de Setúbal tem crescido sem parar. Segundo o seu responsável, o Padre Marco Luís, já são “centenas de pessoas” unidas na oração dos Mistérios Gloriosos do Rosário. “Assim, pedimos o fim da pandemia e que o Espírito Santo renove a face da Terra.”

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo