Portugal

Recital com Andrea Bocceli encerra peregrinação de maio em Fátima

As celebrações do 12 e 13 reuniram 300 mil peregrinos no Santuário; 37 mil fizeram o percurso a pé

Luciane Marins
Canção Nova – Portugal

Um Recital de Ação de Graças pelo Centenário de Fátima com o tenor italiano Andrea Bocelli encerrou a primeira Peregrinação Internacional Aniversária deste ano. Cerca de 10 mil pessoas puderam apreciar gratuitamente o espetáculo que aconteceu na Basílica da Santíssima Trindade às 16h, deste domingo, 13. Pouco antes do Concerto, Bocelli visitou a Capelinha das Aparições e como peregrino, percorreu ali um pequeno trecho de joelhos.

Andrea Bocceli no recital de ação de graças pelo centenário de Fátima / Foto: Canção Nova Portugal

Entre o repertório, com 11 temas, esteve o “Ave de Fátima”, que foi interpretado pela cantora portuguesa Ana Moura. O recital foi oferecido para o Santuário pela empresa brasileira Dançar Marketing.

O reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, afirmou que a música foi sempre vista na Igreja como meio privilegiado dos sentimentos orantes e que o fato de Bocelli dar voz a este momento de ação de graças e de louvor é motivo de alegria para muitos apreciadores do talento deste tenor. “A intenção de Andrea Bocelli fazer deste concerto também um momento celebrativo é significativo para os que se aproximam de Fátima com fé. Nas suas palavras ‘a essência deste concerto será fundamentalmente uma oração’”. 

Missa de Encerramento

Cardeal John Tong, que presidiu as celebrações / Foto: Canção Nova Portugal

As celebrações desta peregrinação foram presididas pelo Cardeal John Tong, bispo emérito de Hong Kong. Esta é a primeira vez que um responsável católico chinês preside uma peregrinação internacional aniversária em Fátima. O convite foi feito pelo bispo de Leiria-Fátima, Dom Antônio Marto, devido ao aumento significativo do número de peregrinos asiáticos ao Santuário: em 2017, foram 35 mil peregrinos daquela região.

A Missa internacional deste domingo, 13, data que marca um ano da canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto, foi concelebrada por 18 bispos e 227 sacerdotes. Na homilia, o cardeal falou sobre a ação do Espírito Santo e o testemunho cristão. Ele explicou que Jesus, com seu Espírito, fortalece em cada pessoa o desejo de construir um mundo mais justo e mais unido.

“Com o nosso modo de viver e o nosso exemplo devemos fazer com que Cristo seja visível hoje na nossa sociedade. Como a Virgem Maria, devemos acolher o Espírito Santo e deixá-Lo agir em nós: ajudar-nos-á, assim, a levar Cristo ao mundo e o mundo a Cristo. Tornar-nos-á abertos e atentos às necessidades dos outros e a partilharmos o tesouro e a alegria da nossa fé”.

Leia também
.: Santuário de Fátima celebra festa dos santos Francisco e Jacinta Marto

Em sua conta no Twitter, o Papa Francisco, que há um ano esteve em Fátima, associou-se às celebrações do 13 de maio. “Santíssima Virgem de Fátima, dirige o teu olhar sobre nós, sobre nossas famílias, sobre o nosso país, sobre o mundo”.

Andor com a imagem de Fátima seguindo para a tradicional procissão do adeus / Foto: Canção Nova Portugal

Esta primeira Peregrinação Internacional Aniversária de 2018 tem o mesmo tema do ano pastoral 2017-2018 : “Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima”, e destaca a consciência do dom recebido que é iniciativa gratuita e amorosa de Deus.

Na missa da vigília, no sábado, 12, o cardeal falou sobre algumas intervenções de Nossa Senhora na história da Igreja na China e destacou o apelo da mensagem de Fátima à oração, sacrifício e jejum.

“Convida-nos à conversão e a comprometer-nos na oração e no sacrifício para obtermos a salvação de todos. Os três videntes aceitaram o convite da Mãe celeste com todo o fervor e empenharam-se na oração, no sacrifício e no jejum. Qual é a nossa decisão?”, indagou.

Após a missa os fiéis participaram da tradicional procissão das velas.

A tradicional procissão das velas em Fátima / Foto: Canção Nova Portugal

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo