Solidariedade

Projeto ecumênico leva refugiados sírios à Itália

Por meio desse projeto, pessoas que fogem de guerras e em condições de vulnerabilidade podem chegar à Itália legalmente e com segurança

Rádio Vaticano

Nesta  terça-feira, 3, chegarão a Roma, graças ao Projeto “Corredores humanitários”, 101 refugiados da Síria.

O projeto da Comunidade de Santo Egídio, Federação das Igrejas evangélicas e da Tavola Valdense, foi formalizado com a assinatura de um acordo com o governo italiano, em meados de dezembro passado. Prevê a chegada de mil pessoas com voos do Líbano, Marrocos e Etiópia e é considerado um importante exemplo de acolhimento e integração para toda a Europa: um modelo que pode ser imitado por outros países da União.

Esta realidade consente pessoas que fogem de guerras e ‘em condições de vulnerabilidade’, como mulheres sozinhas com crianças, potenciais vitimas de tráfico humano, idosos, portadores de deficiência ou doentes graves e pessoas reconhecidas pelo ACNUR como refugiados, chegar à Itália, legalmente e com segurança, sem arriscar a vida em travessias no Mediterrâneo.

O grupo desta terça-feira será o segundo organizado pelo Projeto Corredores Humanitários depois que 93 refugiados sírios, entre eles 41 crianças, chegaram em fevereiro passado.  

Aos refugiados, uma vez na Itália, é oferecido também um programa de integração que prevê a aprendizagem da língua Italiana, a procura de trabalho e a inscrição dos menores na escola.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo