Pandemia

Primeiro centro para pacientes de covid-19 é inaugurado na Índia

“Igreja ao lados dos pobres e necessitados”, recorda bispo

Da redação, com Vatican News

Foi inaugurado, nesta semana, em Bengaluru, Karnataka, o primeiro Centro de tratamento na Índia inteiramente dedicado a pacientes com coronavírus. A estrutura está localizada no St. John’s Medical College e possui 48 leitos em isolamento, uma unidade de terapia intensiva com 24 leitos e outra unidade subintensiva.

O hospital St. John’s, na verdade, faz parte da St. John’s National Academy of Health Sciences, fundada em 1963 pela Conferência dos Bispos Católicos da Índia (CBCI), com o objetivo de formar profissionais de saúde comprometidos com o serviço aos pobres e marginalizados. 

Abençoando a nova estrutura, Dom Machado recordou justamente este compromisso: “A Igreja está sempre na linha da frente para ajudar os pobres e os necessitados, tanto no campo da educação como da saúde. Este novo centro é mais uma oportunidade de oferecer nosso serviço abnegado à sociedade e à nação”.

Agradecendo, então, a todos aqueles que prestaram assistência à saúde da população “nestes tempos cruciais”, o prelado recordou que, nos últimos cinco meses, foram prestados cuidados anti-Covid19 gratuitos no valor igual a 67 mil dólares, submetendo a triagem mais de 5 mil pacientes e tratando mais de 500 em Unidades de Terapia Intensiva.

Por sua vez, padre Paulo Parathazham, diretor da Academia Nacional de Ciências da Saúde São João, explica que “o novo Centro está distante do núcleo principal do hospital, mas está conectado a ele de forma segura: pacientes sem coronavírus podem acessar o ambulatório, laboratórios e farmácia sem entrar em contato com pessoas infectadas”.

O sacerdote destaca ainda as dificuldades não somente físicas, mas também sociais das pessoas atingidas pela Covid: “São estigmatizados, marginalizados e até agredidos fisicamente – explica -, mas assumimos o desafio de prestar cuidados de saúde acessíveis também a esses pacientes”.

De acordo com os dados mais recentes, a Covid-19 na Índia registrou 3.044.940 casos positivos e quase 57 mil mortes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo