Porto Príncipe

Presidente do Haiti, Jovenel Moise, é assassinado em casa

Presidente do Haiti foi morto durante a madrugada; a primeira dama também foi ferida durante o atentado

Da redação, com Reuters

o presidente do Haiti

O presidente haitiano, Jovenel Moise, morto a tiros por assassinos não identificados / Foto: Reprodução Reuters

O presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi morto a tiros por agressores não identificados em sua residência durante a madrugada em um “ato desumano e bárbaro”, como classificou o primeiro-ministro interino, Claude Joseph, nesta quarta-feira, 7.

A esposa de Moise ficou ferida e estava recebendo cuidados médicos, disse Joseph em um comunicado oficial.

O ataque ocorreu em meio a uma onda crescente de violência no empobrecido país caribenho. Com o Haiti politicamente dividido e enfrentando uma crescente crise humanitária e escassez de alimentos, há temores de uma desordem generalizada.

Joseph disse que todas as medidas estão sendo tomadas para “garantir a continuidade do estado e proteger a nação”. Tiros foram ouvidos em toda a capital.

Porto Príncipe vinha sofrendo um aumento na violência à medida que gangues lutavam entre si e a polícia pelo controle das ruas.

Essa violência foi alimentada pelo aumento da pobreza e da instabilidade política. Moise enfrentou muitos protestos desde que assumiu a presidência em 2017, com a oposição o acusando de tentar instalar uma ditadura ao estender seu mandato e se tornar mais autoritário — acusações que ele negava.

Estado de emergência

O primeiro ministro Claude Joseph disse em comentários na televisão haitiana, após presidir uma reunião de gabinete, que o governo havia declarado estado de emergência em meio à confusão sobre quem assumiria as rédeas do país. “Meus compatriotas, fiquem calmos porque a situação está sob controle”, disse ele.

A desordem transformou muitos distritos da capital em zonas proibidas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo