Ajuda aos refugiados

Prêmio Nansen é concedido aos Corredores Humanitários

O prestigiado Prêmio Nansen de Refugiados do ACNUR foi concedido, este ano, ao projeto Corredores Humanitários

Da redação, com Vatican News

Francisco em visita ao Centro de Refugiados em Vrazhdebna, na Bulgária, em maio deste ano / Foto: VaticanMedia

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) anualmente organiza o Prêmio Nansen para Refugiados. Neste ano, o prêmio foi concedido a um grupo de organizações religiosas que organizou os Corredores Humanitários ― projeto que auxiliou milhares de refugiados a conseguirem um passe seguro e legal para proteção.

Estabelecido em 1954, o Prêmio Nansen é concedido todo ano a um grupo, organização ou indivíduo que trabalhe para assistir, proteger e fornecer suporte aos refugiados, pessoas deslocadas e apátridas.

Graças ao projeto Corredores Humanitários, para o qual o próprio Papa Francisco repetidas vezes expressou seu apoio, milhares de refugiados conseguiram proteção e a possibilidade de construir um futuro melhor na Itália. O projeto autofinanciado foi concebido e implementado pela Comunidade de Sant’Egidio, em conjunto as Igrejas Metodista e Valdense, além da colaboração da Cáritas italiana e do próprio governo ítalo.

Desde fevereiro de 2016, mas de 2 mil refugiados e pessoas vulneráveis conseguiram o cartão vista para imigrantes e chegaram à Itália por meio de um corredor humanitário. Uma vez na Itália, foram alocados em casas, receberam aulas de italiano, foram assistidos para conseguir um emprego e seus filhos matriculados em uma escola.

O porta-voz da ACNUR no sul da Europa, Carlotta Sami, explicou que este prêmio enaltece o valor de uma situação em todos saem ganhando. Sami disse ainda que os Corredores Humanitários estão em operação há alguns anos e “este prêmio traz visibilidade a eles e o reconhecimento que merecem”, afirmou.

Sami recordou que a ideia de abrir os Corredores Humanitários surgiu logo após os terríveis naufrágios de 2013 que causaram a morte de centenas de pessoas no mar Mediterrâneo. “Essas associações decidiram tomar medidas concretas para combater essa terrível tragédia. E está funcionando”, ressaltou.

Apoio do Papa tem sido fundamental

Sami descreveu ainda que o suporte oferecido pelo Santo Padre aos Corredores Humanitários tem sido essencial. “O Papa Francisco entende profundamente o quão grande é o risco e o trauma que os refugiados sofrem”, afirmou.

Muitos deles, segundo a porta-voz, chegam de países pobres e merecem a possibilidade e a oportunidade para recomeçar a vida. “Eles serão os primeiros dispostos a contribuir com as comunidades que os receberão”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo