Esperança

Postuladora espera canonização dos pastorinhos de Fátima em 2017

Irmã Ângela Coelho diz que estudo do milagre para canonização prossegue; ela tem esperança de que Jacinta e Francisco possam se tornar santos ainda em 2017

Agência Ecclesia

fatima_pastorinhos_francisco_jacinta

Os beatos Francisco e Jacinta / Foto: Arquivo

A postuladora da causa de canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, Irmã Ângela Coelho, falou nesta quarta-feira, 8, sobre a possibilidade do Papa Francisco levar “novidades” sobre a canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco, durante a sua visita a Fátima no próximo mês de maio.

“O Papa pode trazer novidades, eu não sei. De fato, o estudo do milagre prossegue, ainda não está concluído, falta ainda uma comissão analisar, caberá depois ao Santo Padre onde e quando quer anunciar e fazer a canonização”, assinalou a irmã Ângela Coelho.

“Eu tenho fortes esperanças e uma séria expectativa de que vá acontecer este ano, em 2017, a canonização do Francisco e da Jacinta. Será o Papa Francisco, de fato, a escolher quando anunciar e onde, e quando fazer”, disse ainda.

Em entrevista, a religiosa adiantou que o presumível milagre necessário para a canonização, após a beatificação em 13 de maio de 2000, tem todas as condições para ser validado. “Por isso é que eu decidi começar a estudá-lo, porque acredito nele desde o princípio. Ou seja, quando tive acesso aos documentos, quando eles chegaram a mim aqui na postulação, há quatro anos, os primeiros documentos, fui investigar, e me pareceu que tinha condições para ser estudado, aprofundado”, explicou a postuladora da causa de canonização.

O estudo refere-se a uma cura de uma criança, natural do Brasil. “É bonito por isto mesmo: duas crianças cuidam de uma criança”, referiu a irmã Ângela Coelho. A responsável adianta que o estudo do milagre em Roma está correndo bem e que tudo foi feito, por parte da postulação, para que a canonização fosse possível este ano. “Sim, espero que haja em 2017 algumas novidades acerca dos Pastorinhos, do Francisco e da Jacinta”, acrescenta.

A responsável recorda que o processo está atualmente nas mãos do Vaticano. “As condições estão criadas, creio eu, e se a próxima comissão der o seu parecer positivo, as condições estão criadas para que o Santo Padre tome a decisão quando entender”, explicou.

A canonização de Francisco (1908-1919) e Jacinta Marto (1910-1920), beatificados em 13 de maio de 2000 pelo Papa João Paulo II, em Fátima, depende do reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão, após esta data.

Sobre o processo de canonização

A canonização é a confirmação, por parte da Igreja, que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

Francisco e Jacinta Marto, irmãos pastorinhos que, segundo o testemunho reconhecido pela Igreja Católica, presenciaram as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e arredores, entre maio e outubro de 1917, são os mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica.

Os trâmites processuais para o reconhecimento de um milagre, por parte do Papa, acontecem segundo normas estabelecidas em 1983.

A Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé) promove uma consulta médica sobre a alegada cura, para saber se a ela é inexplicável à luz da ciência atual, feita por peritos; o caso é depois submetido à avaliação de consultores teológicos e de uma sessão de cardeais e bispos.

A aprovação final depende do Papa, que detém a competência exclusiva de reconhecer uma cura como verdadeiro milagre.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo