África Ocidental

Possivelmente: Vacinas contra ebola serão testadas em dezembro

Os países mais afetados pelo vírus devem receber as vacinas em dezembro e as outras centenas de milhares de doses se disponibilizará em meados de 2015

Da redação, com Agência Brasil

ebola

Neste momento, há duas vacinas experimentais que são as principais candidatas aos testes / Foto: Agência Brasil

Os primeiros testes de vacinas do vírus ebola devem começar em dezembro na África Ocidental e centenas de milhares de doses poderão estar disponíveis em meados de 2015, anunciou nesta sexta-feira, 24, a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia também:
.: Ebola pode matar até 90 mil na Libéria, revela estudo

“Tudo está a ser preparado para começar os testes nos países afetados ainda em dezembro”, afirmou a diretora-geral adjunta Marie-Paule Kieny, antecipando que centenas de milhares de doses poderão estar disponíveis “na primeira metade” do próximo ano.

As declarações de Marie-Paule foram feitas depois que a agência de saúde das Nações Unidas se reuniu na quinta-feira, 23, a portas fechadas com peritos médicos, responsáveis de países afetados pela epidemia, empresas farmacêuticas e organizações financeiras.

Neste momento, há duas vacinas experimentais que são as principais candidatas aos testes: uma oriunda do Canadá, outra de uma empresa farmacêutica britânica. Outras cinco estão em estudo.

A diretora indicou que o plano inicial é começar pela Libéria e que há discussões para incluir Serra Leoa e Guiné-Conacri nos testes da vacina, que ainda dependem da primeira fase de ensaios clínicos em vários países europeus e africanos, em que se tentará garantir que os produtos são eficazes e seguros.

“A vacina não é uma bala mágica [contra o vírus]”, alertou Marie-Paule.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo