Na Alemanha

Delegado do Papa preside Missa pelos 100 anos de Schoenstatt

Representante do Papa Francisco, Cardeal Giovanni Lajolo, preside Missa pelos 100 anos de fundação do Movimento de Schoenstatt

Angela Cabel
Enviada especial à Alemanha

Com celebração da Missa, peregrinos celebram os 100 anos de Schoenstatt, na Alemanha / Foto: Movimento Internacional de Schoenstatt

Com celebração da Missa, peregrinos celebram os 100 anos de Schoenstatt, na Alemanha / Foto: Movimento Internacional de Schoenstatt

Entre cantos e músicas próprias da Família Internacional de Schoenstatt, a Cerimônia de Abertura do dia Jubilar iniciou-se com a entrada solene das bandeiras dos países, seguida pelas palavras de saudação do padre Heinrich Walter, Presidente Geral do Movimento Internacional de Schoenstatt e da Presidente do Conselho de Ministros do Estado Renânia-Palatinado, Malu Dreyer.

Leia também:
.: Dez mil fiéis iniciam festejos do Centenário de Schoenstatt

A quantidade de fiéis vinda ao Santuário de Schoenstatt superou a expectativa de dez mil pessoas. Os participantes assistiram um vídeo que resume a história dos cem anos do Movimento. Antes da Missa, cem ramos de flores foram oferecidos a Nossa Senhora como sinal de agradecimento pelos cem anos de Schoenstatt.

A Missa foi presidida pelo Cardeal Giovanni Lajolo, delegado papal para o Jubileu de Schoenstatt. Durante sua homilia, Lajolo recordou que há 100 anos acontecia “algo fora do comum”, que se tornou o dia da fundação do Movimento de Schoenstatt.

.: Íntegra da homilia do Cardeal Lajolo no Centenário de Schoenstatt 

“Voltemos nosso olhar para a origem. No princípio estava somente a fé do padre Kentenich. ‘Anda na minha presença e sê perfeito’ (Gen 17,1). A ordem de Deus a Abrão, o pai da fé, pelo visto se aplica também ao Fundador da Obra de Schoenstatt” enfatizou Lajolo, fazendo referência à primeira leitura da liturgia, extraída do livro do Gênesis.

Bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas participam de Missa / Foto: Movimento Internacional de Schoenstatt

Bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas participam de Missa / Foto: Movimento Internacional de Schoenstatt

O Cardeal Giovanni motivou os peregrinos a agradecerem a Deus pelos tantos presentes e dons que chegam ao mundo inteiro através do Movimento de Schoenstant e a se unirem espiritualmente a todos os que hoje estão reunidos nos Santuarios de Schoenstatt do mundo inteiro e participam pela internet.

“O Movimento de Schoenstatt, com sua mensagem de Aliança de Amor, dá testemunho: Deus, que colocou um arco-íris no céu, permanece fiel à sua aliança com a humanidade. O Movimento presta um serviço importante à evangelização por meio da configuração de suas próprias vidas a partir da Aliança com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt e pelo convite que fazem às pessoas de todo o mundo a fazerem o mesmo”.

“Entrem com absoluta confiança no segundo século da fundação de Schoenstatt. A aliança entre Deus e o mundo no Sim de Maria tornou possível um novo ‘um com o outro’. Esta aliança alcançou um ambiente de relações no qual cresce luz, vida e amor. Sua tarefa agora é fazer crescer este ambiente”, completou o cardeal.

Finalmente, o Cardeal Giovanni, citando os parágrafos 288 e 27 da Evangelii Gaudium pediu aos peregrinos: “Levem Cristo às pessoas, assim como o fez e faz a Mãe de Deus. Que a juventude de Schoenstatt e de toda a Igreja acenda um fogo para o futuro da fé neste tempo de mudanças, para que os cristãos sejam sinal de esperança e lugar de refúgio para o caminho que temos pela frente.”

A oração dos fiéis apresentou as gerações de schoenstattianos que permanecem fiéis, representados por uma pessoa da geração mais antiga e outra mais nova do movimento. Também se apresentaram projetos apostólicos dos cinco campos de ação da obra de Schoenstatt: juventude, família, sociedade, Igreja e Pedagogia.

Antes da benção final, o Padre Walter agradeceu dizendo: “O senhor nos fortaleceu com suas palavras e nos incentivou a viver da força de nossas raízes. Colocou nosso carisma no contexto dos desafios que a Igreja vive atualmente. Isto desperta a decisão de trabalhar pelo futuro da Igreja em todos os cantos do mundo”.

Veja fotos do centenário de Schoenstatt na Alemanha


Fonte: Site oficial do Centenário http://schoenstatt2014.org

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo