PORTUGAL

Peregrinação das crianças à Cova da Iria retorna em 9 e 10 de junho

As crianças voltam a realizar a peregrinação presencial este ano com o tema: “Gostei muito de ver Nosso Senhor”

Pastorinhos – Foto: Pixabay

A partir desta quinta-feira, 9, até sexta, 10 de junho, vai acontecer em Fátima, Portugal, a Peregrinação das Crianças até a Cova da Iria, onde Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos. O tema da Peregrinação esse ano é: “Gostei muito de ver Nosso Senhor”, uma frase de São Francisco Marto.

Com essa motivação, as crianças voltam a realizar a peregrinação de forma presencial ao Santuário de Fátima, depois dos dois anos de pandemia.  

Leia mais:

.: Santuário de Fátima convida crianças a “peregrinação do coração” 

Crianças concluem peregrinação ao Santuário de Fátima

A peregrinação tem o objetivo de despertar como crianças em grupos de catequese para a mensagem de Fátima e dar-lhes a conhecer a vida e espiritualidade dos Santos Francisco e Jacinta Marto. Este ano, os pequenos peregrinos são convidados a fazer o caminho em estreita relação com a temática do ano pastoral 2021-2022, sobre a experiência do encontro íntimo, pessoal e transformador com Cristo.

“Em Fátima, três crianças: Lúcia, Francisco e Jacinta, tornaram-se testemunhas de um encontro profundo com Cristo Ressuscitado. A intimidade da amizade Jesus, que viram isso dos luz, com o coração e o olhar três. Cada um passou, a seu modo, ver tudo e todos como a mesma definida de Jesus. E as suas vidas transformaram-se neste sinal luminoso desse amor”, mensagem escrita na apresentação da proposta ano. 

Tradição

Durante o mês de maio, como de costume, aconteceu uma campanha de preparação para esse encontro. Este ano, na tentativa de ajudar cada criança a crescer na amizade com Cristo, no gosto pela oração e no desejo de ser luz para outros.

O Santuário de Fátima propõe um caminho em quatro passos, com desafios e tarefas, que visam ajudar a ver Jesus. Os materiais relativos à campanha foram disponibilizados no site do santuário e nas paróquias. 

Contato: criancas@fatima.pt ou pelo telefone 249 539 600.

Programação

O roteiro da peregrinação começa na noite de 9 de junho, com uma vigília de oração às 21h, na Basílica da Santíssima Trindade, lugar que, na manhã do dia seguinte, servirá de palco para uma encenação relativa ao tema da peregrinação, a partir das 9h30. Após a recitação do Rosário, às 10h, na Capelinha das Aparições, segue-se a celebração da Missa às 11h, no Recinto de Oração. O dia terminará com a repetição da encenação da manhã, às 15h, na Basílica da Santíssima Trindade, à qual se seguirá a celebração de despedida.

Os grupos de crianças presentes terão um lugar reservado no Recinto de Oração, durante a Missa da Peregrinação e, no final, receberão uma surpresa.

Para agilizar a jornada, o Santuário de Fátima sugere que, na medida do possível, os grupos antecipem sua chegada à Cova da Iria. Os corredores de entrada para os locais reservados às crianças, no Recinto de Oração, abrem às 9h45. A partir das 10h45 a entrada faz-se pelas zonas laterais. O Santuário oferece alojamento, embora simples e segundo as disponibilidades, aos grupos que desejam, precisam solicitar com antecedência.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo