Líbano

Patriarca Maronita Bechara Rai faz apelo mundial por Beirute

Cardeal libanês afirmou que a cidade está devastada, reduzida a um “cenário de guerra sem guerra”

Da redação, com Fides

Cardeal Bechara Rai/ Foto: Canção Nova

“Beirute, a noiva do leste, Beirute, o farol do oeste, está ferida”.  É uma “cidade devastada”, reduzida a “um cenário de guerra sem guerra”.  Assim começa o apelo lançado pelo Patriarca Maronita Bechara Boutros Rai “aos Estados do mundo”, após a “explosão misteriosa” (esta é a expressão emblemática escolhida pelo próprio Patriarca) que ocorreu nesta terça-feira, 4, no porto do capital libanesa, com um número provisório de mais de cem mortos e milhares de feridos.

O evento devastador – repetiu o cardeal libanês – estripou a cidade, espalhando morte e devastação, destruindo hospitais, casas, igrejas e mesquitas, hotéis e lojas.  E isso – apela o Patriarca – ocorre exatamente quando o Estado libanês “está em uma situação de falência econômica e financeira que o torna incapaz de enfrentar essa catástrofe”, com o povo reduzido “em condições de pobreza e miséria”.

A Igreja – relata o Cardeal – montou uma rede de resgate em todo o território libanês, mas a emergência é tal que todos os esforços feitos pela comunidade nacional são desiguais em relação à catástrofe que atingiu o país.  Por esse motivo, em nome da Igreja no Líbano, o Patriarca Rai agradece antecipadamente “a todos os Estados que expressaram sua vontade de ajudar Beirute” e dirige-se a “todos os Estados amigos e irmãos” e, em particular, aos grandes Poderes e  às Nações Unidas, pedindo a todos ajuda imediata para a salvação de Beirute, independentemente de qualquer consideração e cálculo político e geopolítico, “porque o que aconteceu vai além da política e vai além dos conflitos”.

Leia também
.: Papa convida a rezar pelo Líbano neste momento trágico e doloroso

O Líbano, curvado nos últimos anos por uma sequência de catástrofes políticas, financeiras, econômicas e de segurança nacional – acrescenta o Patriarca Maronita – agora “merece o apoio de seus irmãos e amigos, necessários para recuperar a capital”.  Segundo o Patriarca Rai, a maneira mais apropriada de lidar com o estado de emergência é criar um “fundo controlado pelas Nações Unidas” para gerenciar a ajuda. “Dirijo-me a você”, concluiu o Patriarca, “porque sei que você ama o Líbano e responderá a esse apelo. Dirijo-me a você porque sei o quanto você se importa que o Líbano recupere seu papel histórico a serviço do homem, a democracia, e a paz no Oriente Médio e no mundo”.

No momento da explosão que devastou Beirute, os libaneses, exaustos pela crise econômica e pela emergência da covid-19, que havia retornado para paralisar o país nos últimos dias, imediatamente correram para ajudar seus compatriotas: médicos e pessoal de saúde abriram hospitais e clínicas para muitos feridos, os proprietários de hotéis disponibilizaram suas instalações para receber as pessoas deslocadas que fugiram de suas casas destruídas. Conventos, mosteiros, igrejas e mesquitas fizeram o mesmo. Os escritórios da Caritas Líbano também foram devastados pela explosão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo