Análise

Pastoral Familiar e violência doméstica: saiba o que diz o Sínodo

Entenda como, até agora, o Sínodo dos Bispos analisou o papel da Pastoral Familiar no contexto da ação pastoral da Igreja

Da redação, com Rádio Vaticano

O Sínodo dos Bispos sobre a família também tem dado ênfase ao papel da Pastoral Familiar no contexto da ação pastoral da Igreja. Segundo o Arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, a referência não é apenas a uma atividade determinada, mas como algo transversal, que deve atingir numa pastoral que age em conjunto toda a atividade da Igreja.

Leia mais:
.: Preparação matrimonial está entre os destaques do Sínodo
.: Dom Odilo comenta sobre recasados e homossexuais

“Parece-me que, com o Sínodo, a família recupera um espaço muito importante na vida da Igreja. Não é apenas programar ações a favor da família. É isto e muito mais. É colocarmos a família no devido lugar no contexto da ação pastoral da Igreja. Este parece que é um ganho extraordinário e será um dos grandes saldos deste Sínodo que já está por se encerrar”.

Além das questões “melindrosas, difíceis e complexas como se tem levantado”, Dom Geraldo disse que debateu-se ainda a questão dos desafios que a família vive hoje nas realidades de violência. Tanto a família como vítima de violências, as guerras, os atentados, o problema das drogas, como também a violência no interior da própria família.

“Em geral, vítimas dessas violências são as mulheres e as crianças. Tudo isso foi muito considerado e o leque foi se abrindo. O Sínodo não se deteve apenas em alguns aspectos, por mais que gerem expectativa na opinião pública, entretanto o tema do Sínodo é muito amplo. Parece-me que o grupo do qual participei esse leque se manteve aberto nessas várias perspectivas”, observou o bispo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo