Primeiras palavras

Para servir, Dom Geraldo aceita presidência da CNBB

"No Espírito de Jesus que veio para servir e confiante na graça de Deus, eu aceito". Foram essas as palavras de Dom Geraldo Lyrio Rocha ao assumir a presidência da CNBB. O recém-nomeado arcebispo de Mariana (MG) foi eleito com 98% dos votos na 45ª Assembléia Geral, que acontece em Itaici, na cidade de Indaiatuba (SP), de 1º a 9 de maio.

"A responsabilidade colocada sobre meus ombros é imensa, mas eu confio em Deus. Creio que receberei a graça daquele que me chamou", disse o novo presidente da CNBB, em coletiva de imprensa nesta tarde.

VÍDEOS da 45ª AG da CNBB
.: Dom Geraldo Lyrio fala da situação sócio-política do Brasil
.: Como é a eleição na CNBB
.: Bispos falam sobre reforma agrária
.: Histórico das assembléias gerais da CNBB
.: O que é a Assembléia Geral da CNBB
.: Conheça o local onde os bispos se reunem
.: 1º dia da 45ª AG da CNBB

FOTOS da 45ª AG da CNBB
.: Homenagem a Dom Luciano e Dom Ivo
.: Bastidores
.: Missa, no dia 2 de maio
.: Mosteiro de Indaiatuba
.: Início dos trabalhos
.: Celebração da abertura
.: Missa de abertura

Dom Geraldo disse que assumir a presidência da CNBB não é constituir poder, mas sim serviço à Igreja, ao evangelho, aos irmãos que crêem e aos que não crêem,em especial aos "excluídos do banquete da vida".

O arcebipo agradeceu aos irmãos do episcopado e disse que a votação quase unânime não revela mérito a ele, mas à CNBB, pela comunhão que se manifestou no processo eleitoral. "Eu assumo essa função com uma atitude de fé, aqui se manifesta o desígnio de Deus", enfatizou.

Quanto à relação com o governo, Dom Geraldo afirmou que dará continuidade ao que já faz a CNBB, que nunca se recusou em dialogar, nem no período da ditadura, mas é sempre livre para dizer não diante do que se opõe aos valores evangélicos.

Ao final da coletiva que foi transmitida AO VIVO pela TV Canção Nova, Dom Geraldo agradeceu a toda imprensa pela cobertura da 45ª Assembléia.

Dom Geraldo vai assumir a arquidiocese de Mariana (MG) no dia 23 de junho, substituindo Dom Luciano Mendes. Um dos objetivos do novo arcebispo é iniciar o processo de beatificação do seu antecessor falecido.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo