Santo Sudário

Papa vai visitar Santo Sudário em Turim

O Papa Bento XVI jantou, neste domingo, 26, com o Arcebispo de Turim, na Itália, Cardeal Severino Poletto, que o colocou a par dos preparativos para a exposição do Santo Sudário, de Turim, em 2010.

O Pontífice confirmou a sua intenção de se visitar a cidade, mas não precisou a data. A informação foi dada pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Santo Sudário

Uma das relíquias mais famosas do Cristianismo, é o pano de linho puro, que teria envolvido o corpo de Jesus Cristo, após sua crucificação. Tem como medidas 4,36 metros de comprimento por 1,10 de de largura.

A partir de 1353, o Sudário passou a ser conhecido, quando um pano que supostamente serviu de mortalha a Cristo apareceu em Lirey, França, levado pelas expedições que estiveram na Terra Santa. Um século depois, chegou às mãos dos duques de Savóia, que o guardaram em Chambéry. Em 1532, foi danificado num incêndio e, em 1694, foi transferido para a capela do Duomo, na Catedral de Turim.

Os testes para provar se realmente envolveu o corpo de Cristo começaram em 1898, depois de um fotógrafo de Turim ter feito uma foto do manto e, na revelação, descoberto que os negativos mostravam o corpo e o rosto de um homem crucificado.

Em 1989, o Sudário foi submetido ao teste do carbono-14 em três laboratórios da Suíça, Estados Unidos e Reino Unido. Os resultados dos testes datavam o tecido como sendo do período 1260 a 1390.

Em Abril de 1997, um incêndio destruiu a capela Guarini, onde o Santo Sudário é guardado, mas a relíquia foi resgatada sem sofrer danos. Meses mais tardes, foi estendida e não enrolada como até então, numa caixa à prova de incêndios e atentados.

Testes da NASA deixam supor que a impressão no lençol de Turim se deu por uma radiação luminosa-térmica: há vestígios de uma anormal produção de energia, que se pode comparar a uma explosão atómica, controlada e em relevo, segundo a profundidade da queimadura.

Embora não se possa afirmar com toda a segurança a autenticidade desta "relíquia", o Papa João Paulo II gostava de falar dela como de um maravilhoso "ícone".

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo