Refugiados

Papa se solidariza com a tragédia com migrantes em Melilla e no Texas

Papa recebeu com pesar a notícia dos 46 mortos no Texas e publicou em seu Twitter que os migrantes querem buscar, nos novos territórios, esperança de uma vida melhor

Da redação, com Vatican News

Tumulto diante do caminhão encontrado no Texas nos EUA/ Foto: Reprodução Reuters

A proximidade e a oração do Papa Francisco pelos migrantes novamente vítimas de uma tragédia. Nesta terça-feira, 28, a conta oficial do Santo Padre no Twitter traz o seu pesar pela morte de 46 pessoas cujos corpos foram encontrados amontoados em um caminhão abandonado em San Antonio, Estados Unidos. 

“Recebi com dor as notícias das tragédias dos #migrantes no #Texas e em #Melila. #RezemosJuntos por estes nossos irmãos mortos enquanto seguiam a esperança de uma vida melhor; e, por nós, para que o Senhor nos abra o coração e essas desgraças não aconteçam mais”.

Nesta segunda feira, 27, foram encontrados 46 corpos amontoadas em um caminhão quente, abandonado em uma área da cidade de San Antonio nos Estados Unidos onde as temperaturas chegam facilmente a mais de 40 graus. Segundo os bombeiros, não há crianças entre os mortos. “Uma horrível tragédia humana”, disse o prefeito da cidade onde acharam o veículo, Ron Nirenberg. “Um dos primeiros destinos das milhares de pessoas desesperadas em busca de um amanhã, que chegam aos Estados Unidos vindas do México”, disse.

O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, em mensagem no Twitter, também disse que a asfixia dos migrantes no caminhão é considerada uma “tragédia no Texas”. Ele disse que os representantes do consulado estavam a caminho do local, embora as nacionalidades das vítimas não tenham sido confirmadas.

A investigação

A trágica descoberta aconteceu por acaso, quando um homem que trabalhava nas proximidades se aproximou do caminhão de onde ouviu gritos de socorro. O caminhão foi encontrado próximo aos trilhos da ferrovia em uma área remota na periferia sul da cidade, informou uma emissora de TV local. Há 16 sobreviventes, incluindo quatro crianças da Guatemala.

A investigação está agora nas mãos do Departamento de Segurança Nacional dos EUA. Três pessoas foram detidas, mas a polícia não explicou a relação delas com o caso, que já é considerado como a pior das tragédias perpetradas pelos traficantes de pessoas em solo americano.

“Carnificina” em Melilla

Já na cidade de Melilla, na fronteira entre Marrocos e Espanha, um ocorrido na última sexta-feira, 24, foi descrito como “uma carnificina”. Em uma tentativa em massa de cerca de dois mil migrantes africanos entrarem à força no território espanhol, pelo menos 23 pessoas foram esmagadas até a morte. O local é considerado como uma das fronteiras mais problemáticas da União Europeia.

A reação brutal de rejeição das forças policiais de Rabat é o foco de controvérsia e protestos do governo argelino contra o Marrocos, acusado de desempenhar um papel policial na defesa das fronteiras da União Europeia. O uso indiscriminado da força é condenado pela Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia, a Comece. Em comunicado, a comissão fez um apelo para uma investigação independente e reiterou a necessidade de uma gestão adequada pelos direitos dos migrantes e refugiados com a identificação dos requerentes legítimos de asilo.

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo