Encontros com Bento XVI

Papa se encontrou com mais de 2 milhões e 200 mil fiéis em 2009

Mais de dois milhões e duzentos mil fiéis e peregrinos assistiram a encontros públicos com o Papa Bento XVI durante o ano de 2009.

É isso que revela o quadro estatístico divulgado pela Prefeitura da Casa pontifícia nesta terça-feira, 5. Os números se referem apenas aos encontros no Vaticano ou na residência de Castel Gandolfo.

A quantidade de pessoas que participou de encontros com Bento XVI deve ser ainda maior, já que houve várias outras oportunidades de contato entre o Santo Padre e os fiéis.

A oração dominical do Angelus foi a que contou com o maior número de peregrinos, mais de 1 milhão em todo o ano. As Audiências Gerais (Catequese), que acontecem às quartas-feiras, aparecem em segundo lugar, com a participação de 537.500 pessoas em 2009.

As celebrações litúrgicas alcançaram o número de 470.800 assitentes e as Audiências Especiais tiveram 115.600 participantes.

A seguir, a nota divulgada pelo Vatican Information Service:

Nota introdutória sobre a presença de fiéis nos encontros com o Santo Padre ao longo de 2009

Como todo o ano, a Prefeitura da Casa Pontifícia fornece um quadro estatístico sobre a participação dos fiéis nos encontros com o Santo Padre. Para uma leitura correta desses dados, é precio ter presente alguns aspectos.

Em primeiro lugar, que se tratam de valores aproximados, que resultam seja dos dados de pedidos formais para participar de eventos e dos bilhetes emitidos, seja das somas estimadas dos fiéis presentes, como no caso dos Angelus ou grandes celebrações na Praça de São Pedro e na Basílica.

Além disso, embora se observe que as estatísticas se referem aos eventos que ocorreram no Vaticano ou em Castel Gandolfo, também se salienta que houve muitas outras oportunidades de encontro do Papa com um grande número de fiéis em outros lugares.

Entre esses, devemos lembrar as visitas às paróquias romanas durante a Quaresma, visitas pastorais na Itália (zona do terremoto d'Abruzzo, Cassino, San Giovanni Rotondo, Viterbo, Brescia), encontros com os fiéis durante a estadia de verão em Valle d'Aosta. Por fim, lembramos as visitas pastorais no exterior (Camarões e Angola, Terra Santa, República Tcheca), com as celebração de Luanda, Nazaré e Brno, perto de se considerar como eventos "históricos" devido ao número extraordinariamente elevado de fiéis, bem como em consideração das circunstâncias e lugares em que foram realizados.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo