Diálogo

Papa se encontra com o Movimento de Schoenstatt

Santo Padre respondeu perguntas sobre desafios da evangelização apresentadas por participantes do movimento que completou cem anos neste mês

Jéssica Marçal
Da Redação

papa_schoenstatt

Sala Paulo VI lotada com a família de Schoenstatt para o encontro com o Papa / Foto: Reprodução CTV

Muita alegria e comunhão no encontro do Papa Francisco com o Movimento de Schoenstatt neste sábado, 25, na Sala Paulo VI, no Vaticano. A audiência com o Santo Padre foi por ocasião de uma peregrinação a Roma que comemora o centenário do movimento, celebrado no último dia 18.

Leia mais
.: Movimento de Schoenstatt renova Aliança de Amor com Maria

O encontro foi uma possibilidade de diálogo com o Sucessor de Pedro, fazendo a ele algumas perguntas sobre desafios atuais na Igreja. A primeira indagação foi sobre matrimônio. O Papa disse que a família e o matrimônio nunca foram tão atacados como agora, citando como exemplo os casamentos desfeitos, o relativismo na concepção do sacramento e a falta de consciência de muitos noivos sobre a importância do matrimônio.

Francisco cumprimenta família que apresentou pergunta sobre sacramento do matrimônio / Foto: Reprodução CTV

Francisco cumprimenta família que apresentou pergunta sobre sacramento do matrimônio / Foto: Reprodução CTV

Como orientação, o Papa destacou a necessidade de preparação dos noivos. “Podemos fazer um bom discurso, declaração de princípios (…) é preciso dizer coisas muito claras, mas a pastoral de ajuda tem que ser corpo a corpo, acompanhar, fazer um caminho juntos”.

A segunda pergunta foi sobre a figura de Maria. Francisco enfatizou que Maria é fundamentalmente mãe e tem um papel muito importante para o crescimento na fé. Logo em seguida, um casal de jovens perguntou ao Papa o que fazer para convidar os jovens a uma vida mais plena com Cristo. A resposta, segundo Francisco, é o testemunho de vida, recordando o que disse Bento XVI: “A Igreja não cresce por proselitismo, mas por atração”.

“Um testemunho que também tenha dentro a capacidade de mover-nos, de fazer-nos sair, ir em missão, o que não é fazer proselitismo, mas ajudar, compartilhar (…) Não tenha medo, sair em missão, sair em caminho, somos caminhantes”.

Também perguntaram ao Papa qual é o seu segredo para manter a alegria e a esperança, apesar das dificuldades e das guerras, e como perseverar no serviço aos mais necessitados. Francisco brincou dizendo que não fazia a mínima ideia de qual era esse segredo, mas logo em seguida destacou a confiança em Deus. Ele resumiu o seu “segredo” como: ter uma sana consciência de que Deus faz as coisas, rezar, abandonar-se nas mãos de Deus, ter coragem, seguir adiante e sair às periferias.

Como de costume, Francisco saudou fiéis antes do encontro; proximidade e carinho com as crianças / Foto: Reprodução CTV

Como de costume, Francisco saudou fiéis antes do encontro; proximidade e carinho com as crianças / Foto: Reprodução CTV

Como ajudar na renovação da Igreja? Este foi outro questionamento apresentado ao Papa. “Fazer a renovação da Igreja” é a frase mais antiga que se ouve, disse o Papa, pois a Igreja tem que se renovar continuamente. O que Francisco pediu como ajuda foi a santidade, pois “não se tem nada sem uma vida de santidade”.

Ele explicou que renovar a Igreja não é fazer uma mudança “aqui e ali”. Isso também faz parte, disse ele citando como exemplo a reforma da Cúria Romana e do Banco do Vaticano, mas são renovações de fora. “Ninguém fala, por exemplo, da renovação de coração”, ressaltou. Ele também mencionou a necessidade de ter como centro de tudo Jesus Cristo e trabalhar pela cultura do encontro.

Ao final das perguntas, Francisco presidiu a oração de consagração a Nossa Senhora. Ele homenageou Maria com um arranjo de flores, colocado aos pés da imagem de Schoenstatt, e também foi presenteado com uma cruz, utilizada na mesma hora para conceder a benção apostólica a todos os presentes.

Francisco homenageia Nossa Senhora de Schoenstatt (à dir.) e concede a benção com a cruz que ganhou de presente / Foto: Reprodução CTV

Francisco homenageia Nossa Senhora de Schoenstatt (à dir.) e concede a benção com a cruz que ganhou de presente / Foto: Reprodução CTV


Assista ao vídeo abaixo para conhecer a história do Movimento de Schoenstatt:

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo