Santidade

Papa recorda São Mateus: os santos nos remetem a Jesus

No dia de São Mateus, Papa Francisco recorda o apóstolo e evangelista com um post sobre o exemplo dos santos

Da Redação

A Igreja celebra nesta terça-feira, 21, o dia de São Mateus. Com uma postagem em seu twitter – @Pontifex_pt – o Papa Francisco recorda o apóstolo e evangelista, destacando que os santos são testemunhas que nos remetem a Jesus.

“Os santos são testemunhas que veneramos e que de mil maneiras diferentes nos remetem para Jesus Cristo, o único Senhor e Mediador entre Deus e o homem. Eles nos recordam que também nas nossas vidas, embora fracas e marcadas pelo pecado, a santidade pode florescer. #SãoMateus”.

Antes da conversão, Mateus se chamava Levi e era cobrador de impostos. Ao chamado de Jesus – “Segue-me” – respondeu com entusiasmo, deixando para trás uma vida ligada ao dinheiro para um serviço de pobreza. Também é o autor do primeiro Evangelho. É uma das testemunhas veneradas pela Igreja, como recorda o Santo Padre.

Em seu pontificado, várias são as ocasiões em que o Papa exalta a santidade, em especial na vida cotidiana – os chamados “santos da porta ao lado”, como ele gosta de dizer. E além disso, constantemente propõe aos fiéis o exemplo dos santos e a riqueza de se recorrer a eles em oração.

Leia também
.: Papa diz que santos escondidos no dia a dia dão esperança
.: Chamado à santidade é para todos, reforça Papa

Em abril deste ano, uma de suas catequeses foi dedicada ao tema “Rezar em comunhão com os santos”. Na ocasião, Francisco disse que os santos lembram que a santidade pode florescer em nossas vidas. “A santidade é um percurso de vida, de encontro com Jesus, seja longo ou breve, seja em um instante”.

Gaudete et exsultate

Além de discursos e homilias, o Papa dedicou um documento à santidade. É a exortação apostólica Gaudete et exsultate, sobre o chamado à santidade no mundo atual.

O documento foi publicado em abril de 2018. Segundo Francisco, não se deve esperar da exortação um tratado sobre a santidade, com definições e análises. O objetivo é humilde: “fazer ressoar mais uma vez a chamada à santidade, procurando encarná-la no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo