Papa participa de oração ecumênica com Patriarca Bartolomeu I

Os líderes da Igreja Católica Romana e da Igreja Ortodoxa, respectivamente, Papa Francisco e Patriarca Bartolomeu I, participam juntos de oração ecumênica

Kelen Galvan
Da redação

Dando continuidade aos compromissos de sua viagem à Turquia, após presidir a Santa Missa, neste sábado, 29, o Papa Francisco participou de um momento de oração ecumênica na Sede do Patriarcado de Constantinopla.

Papa Francisco e o Patriarca Bartolomeu I se reuniram na Igreja Patriarcal de São Jorge, e após momentos de oração, tanto o representante da Igreja Católica, quanto o da Igreja Ortodoxa pronunciaram seus discursos.

discurso_patriarcaBartolomeu I foi o primeiro a discursar, e em suas palavras destacou que a visita do Papa à Turquia, é uma continuação do gesto de seus antecessores, Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI. Ele disse ainda que a visita demonstra a vontade de Francisco e também a da Igreja Romana em continuar o firme “caminho fraternal” com a Igreja Ortodoxa, para o restabelecimento da plena comunhão entre as duas Igrejas.

Em seu discurso, Francisco também falou de sua gratidão a Deus pela oportunidade de rezar juntamente com o Patriarca de Constantinopla e com “esta Igreja irmã”.

“Sinto que a nossa alegria é maior porque a fonte está mais além, não está em nós, não está no nosso compromisso e nos nossos esforços – que também existem, como de dever –, mas está na comum entrega à fidelidade de Deus, que lança as bases para a reconstrução do seu templo que é a Igreja”, afirmou o Papa.

Acesse
.: Na íntegra, discurso de Francisco
.: Programação da viagem
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa à Turquia

O Santo Padre recordou ainda a Festa de Santo André, patrono do Patriarcado Ecumênico, que será celebrada neste domingo, 30. Francisco destacou que tanto André, quanto seu irmão de sangue Pedro, foram transformados em irmãos na fé e na caridade a partir do encontro com Cristo Ressuscitado.

discurso_papaE sobre a relação entre a Igreja Católica e a Ortodoxa, Francisco complementou: “Que grande graça, Santidade, poder ser irmãos na esperança do Senhor Ressuscitado! Que grande graça – e que grande responsabilidade – poder caminhar juntos nesta esperança, sustentados pela intercessão dos Santos irmãos Apóstolos André e Pedro! E saber que esta esperança comum não desilude, porque está fundada, não sobre nós e as nossas pobres forças, mas sobre a fidelidade de Deus”.

Após os discursos, o Papa e o Patriarca rezaram o Pai Nosso e, em seguida, deram aos presentes sua Bênção.

A viagem do Papa à Turquia prossegue neste domingo, 30, com a Divina Liturgia e a Bênção Ecumênica. Os momentos serão transmitidos ao vivo pela TV Canção Nova a partir das 5h15 (horário de Brasília).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo