Apostolado

Papa já tem diversos compromissos para 2010

A última semana foi tranqüila no Vaticano, mas isso deve mudar.

Neste domingo, 10, o Papa Bento XVI batizará um grupo de bebês e, no dia seguinte, se reunirá com mais de 100 diplomatas estrangeiros. Com isso, o novo ano do papa começa outra vez.

Uma grande data do Papa este mês é sua visita à sinagoga de Roma em 17 de janeiro. A relação de Bento XVI com a comunidade judaica tem tido seus altos e baixos, e a visita se realiza poucas semanas depois de o Papa ter avançado a causa de canonização do Papa Pio XII, de quem alguns judeus pensam que não fez o suficiente para protestar contra o Holocausto.

Ao mesmo tempo, o papa Bento XVI quer claramente seguir os passos do seu predecessor, João Paulo II, que estreitou novos laços de amizade com o povo judeu.

O calendário do Papa apresenta uma nova lista das Visitas "ad Limina" dos bispos de todo o mundo. Estas visitas são uma espécie de apresentação de relatórios que se realizam a cada cinco anos. Porém, devido ao crescente número de bispos, se ampliou o tempo para seis ou sete anos.

Pontificado, Sínodo e viagens

Em abril, o Papa celebra o quinto aniversário de sua eleição. Espera-se um concerto ou dois e algumas celebrações simples no Vaticano. A primavera marca também o início da temporada de viagens do Papa, que irá a Malta em abril, ao santuário mariano de Fátima em Portugal em maio, a Chipre no inicio de junho e à Inglaterra em meados de setembro. E também realizará uma peregrinação ao norte da Itália esta primavera, para ver o Santo Sudário de Turim, que será exposto publicamente este ano.

O fato de que todas as viagens do Papa em 2010 serão pela Europa ou pelo Mediterrâneo dá lugar a um recente rumor de que o Papa tenha decidido não realizar mais viagens de longa distancia ou intercontinentais. Mas, como muitos rumores do Vaticano, este tampouco é certo, de acordo com os funcionários do Vaticano com quem falei na semana passada. Eles insinuaram inclusive que algumas viagens mais distantes já estão planificadas para 2011 e 2012. O Papa completará 83 anos em abril e tudo indica que goza de boa saúde.

Em outubro, o Papa presidirá um Sínodo especial dos bispos para o Oriente Médio, que oferecerá novas luzes para as minorias cristãs em uma região geográfica que se estende desde o norte da África ao Iraque. Em breve, o papa também espera publicar um documento importante sobre o último Sínodo realizado em 2008, que explora formas para aproximar os católicos da Bíblia e promover um melhor uso da Escritura em todos os níveis de atividade da Igreja.

Por último, há dois sucessos este ano. Um é a possível beatificação do Papa João Paulo II. Se o Vaticano confirmar o milagre acreditado a sua intercessão, o último Papa poderá ser beatificado a qualquer momento – e muita gente já está pensando que será em outubro.

A segunda questão é um consistório para criar novos cardeais. No final do ano, o papa terá pelo menos 19 vacantes no grupo dos 120 cardeais com menos de 80 anos e com direito a voto em um conclave. Ainda há especulações sobre os nomes dos possíveis cardeais, porém ninguém sabe realmente se o Papa colocou este tema em sua agenda para 2010.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo