Ecumenismo

Papa Francisco envia mensagem ao Patriarca Bartolomeu I

Mensagem foi por ocasião da Festa de Santo André, padroeiro do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla

Da redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco e o Patriarca Bartolomeu I no Vaticano / Foto: Vatican Media

Por ocasião da Festa de Santo André, o Papa Francisco enviou nesta sexta-feira, 30, uma mensagem ao Patriarca Ecumênico Bartolomeu I. Em sua mensagem, o Santo Padre agradeceu de forma efusiva as relações mantidas entre a Igreja de Roma e a Igreja de Constantinopla. A Santa Sé enviou uma delegação a Istambul, na Turquia, para a tradicional festa do padroeiro do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla.

“Enquanto séculos de incompreensão mútua, diferenças e silêncio parecem ter comprometido essa relação, o Espírito Santo, Espírito de unidade, permitiu-nos recomeçar um diálogo fraterno”, escreveu o Sucessor de Pedro. “Isto foi definitivamente retomado pelos nossos venerados predecessores, o Patriarca Atenágoras e o Papa São Paulo VI, e nos permitiu redescobrir os laços de comunhão que sempre existiram entre nós”, reiterou.

Estas diferenças, nutridas durante séculos, foram devidamente suplantadas, segundo o Papa. A vontade de ambas as Igrejas em proclamar o Evangelho foi o catalisador para este entendimento mútuo, ponderou Francisco. “Ao mesmo tempo, ambas as Igrejas, com um senso de responsabilidade para com o mundo, sentiram aquele chamado urgente, que envolve cada um de nós que fomos batizados, para proclamar o Evangelho a todos os homens e mulheres. Por esta razão, podemos trabalhar juntos hoje na busca da paz entre os povos, para a abolição de todas as formas de escravidão, para o respeito e a dignidade de cada ser humano e para o cuidado da criação”.

“Sejamos todos um”, lembrou Francisco em outro momento de sua mensagem a Bartolomeu I. “Unidos, damos uma resposta mais eficaz às necessidades de tantos homens e mulheres do nosso tempo, especialmente àqueles que sofrem com a pobreza, a fome, a doença e a guerra”, exaltou.

O envio de uma delegação, por parte da Santa Sé, para a Festa de Santo André já é um gesto tradicional e recíproco. Em 29 de junho, na Festa dos Santos Pedro e Paulo, o Patriarcado também envia uma delegação ao Vaticano. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo