Proximidade e oração

Papa e bispos espanhóis rezam por vítimas do atentado em Barcelona

Diretor de imprensa da Santa Sé informou preocupação do Papa; bispos espanhóis condenaram o ataque

Da Redação, com Rádio Vaticano e Boletim da Santa Sé

Homenagens às vítimas do atentado de ontem em Barcelona / Foto: Reprodução Reuters

O Papa Francisco recebeu com preocupação as notícias sobre o atentado em Barcelona realizado na tarde desta quinta-feira, 17. Em nota, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, informou que o Pontífice reza pelas vítimas do atentado e manifesta sua proximidade a todo o povo espanhol, em particular aos feridos e familiares das vítimas.

Francisco também enviou um telegrama ao arcebispo de Barcelona, Cardeal Juan José Omella y Omella. A mensagem assinada pelo secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, manifesta o profundo pesar do Papa pelas vítimas que perderam a vida em uma “ação desumana”. O Santo Padre condenou uma vez mais atos de violência como esse.

“O Santo Padre condena uma vez mais a violência cega, que é uma ofensa gravíssima ao Criador, e eleva sua oração ao Altíssimo para que nos ajude a seguir trabalhando com determinação pela paz e a concórdia no mundo”, informa o telegrama. 

Chegam à Espanha as condolências da comunidade internacional por este novo atentado uma vez mais reivindicado pela internet pelo Estado Islâmico. O país já havia sido vítima de um atentado em Madri em 2004.

Proximidade, oração e firme condenação também por parte dos bispos espanhóis. “Diante deste fato trágico, a Conferência Episcopal Espanhola quer mostrar sua proximidade e oração às vítimas e seus familiares. Ao mesmo tempo, condenamos toda demonstração de terrorismo, prática intrinsecamente perversa, de tudo incompatível com uma visão moral, justa e razoável da vida. Não só lesa seriamente o direito à vida e à liberdade, mas é demonstração da mais dura intolerância e totalitarismo”, dizem os bispos em nota.

O atentado em Barcelona aconteceu na tarde de ontem, quando uma van que andava a cerca de 80 km por hora avançou contra uma multidão que estava no tradicional calçadão da Avenida Las Ramblas. 13 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo