Igreja

Papa e bispos celebram os 50 anos de criação do Sínodo

O Sínodo dos Bispos foi instituído pelo Papa Paulo VI, em 15 de setembro de 1965

Da redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco, juntamente com os Padre Sinodais, encontraram-se na manhã deste sábado,  17, na Sala Paulo VI, no Vaticano, para comemorar os 50 anos da instituição do Sínodo dos Bispos.

.: Igreja e Sínodo são sinônimos, afirma Papa Francisco

O Sínodo dos Bispos foi instituído pelo Papa Paulo VI, em 15 de setembro de 1965. O Beato o definiu como “uma instituição eclesiástica […] para favorecer a união e a colaboração dos Bispos de todo o mundo com essa Sé Apostólica, através de um estudo comum das condições da Igreja e a solução concorde das questões relativas à sua missão”. Segundo Paulo VI, “não se trata de um Concílio, nem de um Parlamento, mas um Sínodo de particular natureza”.

O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, explica que o Sínodo dos Bispos foi criado para que se concretizasse o que foi colocado no Concílio com certa evidência, ou seja, uma Igreja que não depende só do Papa, mas caminha na comunhão entre o Sucessor de Pedro e os bispos do mundo inteiro.

“Sínodo: a própria palavra quer dizer ‘caminhar juntos’, ou seja, o Sínodo deveria ser este organismo do episcopado, que junto com o Papa dá as direções à Igreja, um caminho de orientação, de comunhão, não de dispersão, cada um pro seu lado, mas juntos, buscando as grandes linhas pastorais de orientação para a Igreja”.

No entanto, o Sínodo não é um organismo de decisão, como é um Concílio. Segundo Dom Odilo, é um importante organismo de consulta, porque cada vez que se reúne, convocado pelo Papa, “realmente apresenta a voz da Igreja e também expressa um caminho de unidade pastoral para a vida de Igreja”.

Em Roma, o Sínodo dos Bispos sobre a família segue até o dia 24 de outubro.

.: Acesse as notícias do Sínodo dos Bispos sobre a família

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo