Cuba

Papa destina ofertório de Missa à instituição

O Papa Bento XVI vai destinar o ofertório da missa de Quinta-Feira Santa, na Basílica de São João de Latrão, para o centro psicopedagógico cubano "A idade de Ouro". Cumprindo a tradição, o Papa escolhe um país em situação de pobreza como destino da generosidade dos fiéis presentes na celebração. Em 2007 fora a Somália e em 2006 as Filipinas.

.: Confira as celebrações que Papa irá presidir

O centro psicopedagógico, localizado na capital Havana, é uma instituição que acolhe pessoas portadoras de deficiências física e mental profundas, oferecendo tratamento e educação de acordo com as características específicas de cada paciente.

Segundo um comunicado da Oikos, este centro apresenta "graves carências ao nível das infra-estruturas base, fortemente deterioradas pelos anos e com barreiras arquitectónicas para a especificidade dos pacientes".

O novo edifício terá capacidade para acolher 186 pacientes residentes, para além de ambulatório. Contará com áreas específicas para a educação e tratamento – com salas de fisioterapia, psicopedagogia, educação laboral, enfermaria e farmácia, bem como com áreas lúdico-recreativas, espaços verdes e serviços auxiliares (lavandaria, costura, cozinha, dietética…).

O centro funcionará também como uma unidade de referência ao nível do acompanhamento e da formação psicopedagógica para Cuba e países da região.

Serão beneficiadas 452 pessoas por dia. O projeto trabalhará em parceria com a Ordem Religiosa das "Hijas de la caridad de San Vicente de Paul", com o Ministério para o Investimento Estrangeiro e Colaboração Econômica e com o Ministério de Saúde Pública. Os custos previstos são de 3,6 milhões de Euros.

Para financiar este projeto, a Oikos apela às entidades públicas e privadas, igrejas, empresas privadas, organizações da sociedade civil e cidadãos solidários.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo