Bento XVI

Papa convoca sínodo especial para a África

Bento XVI proclamou oficialmente a II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, que irá ter lugar no Vaticano, de 4 a 25 de Outubro de 2009.

O tema escolhido, segundo comunicado da Santa Sé, é "A Igreja em África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz – "Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo" (Mt 5, 13.14).

A intenção de convocar esta assembleia sinodal – uma instância consultiva – já tinha sido manifestada pelo Papa a 22 de Junho de 2005. "Tenho uma grande esperança que esta reunião represente um impulso no continente africano para a evangelização, para a consolidação e crescimento da Igreja, bem como para a promoção da reconciliação e da paz", disse então.

O Conselho Especial para a África da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos já tem elaboradas as propostas sobre os temas da evangelização, da atividade social da Igreja, da reconciliação e da paz

O primeiro sínodo para a África foi celebrado no Vaticano, de 10 de Abril a 8 de Maio de 1994, com o tema "A Igreja na África e sua função evangelizadora de face ao ano 2000". As conclusões desse encontro foram recolhidas por João Paulo II na Exortação Apostólica Pós-Sinodal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo