JMJ 2011 - faltam 6 meses

Papa apresenta mensagem profética para os jovens

Contados exatamente a partir desta quarta-feira, faltam 180 dias – ou 6 meses – para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento deve reunir cerca de 2 milhões de jovens do mundo todo na capital espanhola, Madri, entre 16 e 21 de agosto.

Essa grande festa de fé proporciona um encontro singular entre o Papa Bento XVI e a juventude, mas a preparação começa um bom tempo antes. Um dos principais meios para viver desde já o espírito da Jornada é se aprofundar na mensagem escrita pelo Pontífice todos os anos em virtude do encontro.

"O Papa anuncia com coragem uma mensagem profética. Ele poderia pasteurizar a mensagem, para que ela se tornasse mais palatável: transformar Jesus em sorvete, em lanche de fast-food. Mas o jovem tem dentro do seu coração uma bússola de autenticidade. E quando ele vê o Papa falando contra a corrente, não falando o que se gostaria de ouvir, mas o que é preciso ouvir, então esse mesmo jovem se sente seguro com essa mensagem", afirma o doutor em Teologia, Educação e Espiritualidade, padre João Carlos Almeida, SCJ, mais conhecido como "Joãozinho".

Já o Bispo Auxiliar de Campo Grande (MS) e responsável pelo Setor Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro, SDB, destaca que o texto do Papa é um convite a encontrar "linguagens adequadas para chegar ao coração dos outros. Aí vem o compromisso de quem se encontra e faz a experiência com Jesus: ser desafiado a encontrar estratégias, momentos, eventos, escritos que falem e toquem de modo novo na vida, problemas e situação da juventude".

Acesse
.: Mensagem do Papa para a JMJ 2011
.: Site oficial da JMJ 2011

.: Podcast: Entrevista com Dom Eduardo Pinheiro, SDB
.: Podcast: Entrevista com padre Joãozinho, SCJ

Tema e partilha

O tema escolhido para a JMJ 2011 é "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (Col 2, 7).

Padre Joãozinho recorda que são exatamente esses os itens que mais faltam na vida do jovem pós-moderno. "Eles não têm raízes, encontram-se como folhas ao vento, normalmente não têm estrutura de personalidade edificada, forte como um prédio. Se constroem e desconstroem todo o dia", elenca.

São como que três feridas nas quais o Papa toca, apresentando a proposta da árvore edificada em terra firme. Para isso, Bento XVI usa diversos exemplos da sua própria vida, da época de sua juventude, para ressaltar que "a juventude segue sendo a idade na qual se busca uma vida maior", como ele próprio afirma no texto.

As angústias da ditadura nacional-socialista e da guerra, as incertezas sobre o futuro vocacional e o desejo de não cair na mediocridade são alguns dos aspectos recordados pelo Santo Padre na mensagem.

"O homem, na verdade, está criado para o que é grande, para o infinito. Qualquer outra coisa é insuficiente", ensina o Sucessor de Pedro.

O Papa afirma que "a fé cristã não é somente crer na verdade, mas, sobretudo, é uma relação pessoal com Jesus Cristo. O encontro com o Filho de Deus proporciona um dinamismo novo a toda a existência".

Dom Eduardo afirma que, muitas vezes, tem-se uma visão errônea da fé, como se fosse um movimento interior – às vezes mais forte, às vezes mais fraco –, no sentido mais "mágico" da palavra.

"Fé é, a partir do que creio, a vida vivida nos valores que assumo. Ela traz uma obrigatoriedade de vivência cotidiana, desde reorganização da minha vida até minha relação com as pessoas, com o mundo, com a natureza, a família, a sociedade, a profissão", salienta.

O bispo continua e indica que ou se é pessoa de fé, que vive a partir da fé, ou não se é.

"Falar que tenho fé só quando rezo é muito pouco. A fé dá respostas para o modo como eu enfrento as situações, sempre pedindo que o Espírito Santo me ilumine, confiando a Deus as decisões. A fé mostra que, acima de tudo, Deus está interessado na minha vida, é o grande sonhador de minha felicidade, está junto comigo para eu acertar", diz.

Leia mais
.: Papa e os jovens: divulgado programa de Bento XVI durante a JMJ
.: Aceleram preparativos para a JMJ 2011 em Madri
.: Papa aos jovens: "Estudem o Catecismo com paixão e perseverança!"
.: João Paulo II será patrono da Jornada Mundial da Juventude
.: JMJ 2011: campanha incentiva famílias a acolherem peregrinos
.: Hino da JMJ 2011 é lançado em três versões
.: JMJ será ocasião de fortalecimento da fé, afirma Arcebispo de Madri
.: Jovens se mobilizam para marcar presença do Brasil na JMJ 2011
.: JMJ 2011 é apresentada oficialmente: resposta profética
.: JMJ 2011: lançado programa para preparação espiritual dos jovens
.: Papa incentiva jovens a dialogar com Cristo: "Falai com Ele"
.: JMJ 2011 lança nova campanha em vídeo
.: Jornada Mundial da Juventude: falta 1 ano para encontro em Madri
.: Papa explica significado da Jornada Mundial da Juventude
.: Jornada Mundial da Juventude 2011: inscrições estão abertas
.: Jornada Mundial da Juventude 2011: assista vídeo de apresentação
.: JMJ e visitas do Papa terão apoio do governo, garante Zapatero
.: Comissão vaticana aprova hino da JMJ 2011
.: Papa recebe boné comemorativo à JMJ 2011
.: Assista: Encontro do Papa com jovens na Praça de São Pedro
.: "Somos chamados à eternidade", recorda Papa aos jovens
.: Próxima Jornada Mundial da Juventude pode ser no Brasil, diz bispo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo