Mensagem

Presidente da CNBB agradece testemunho dos avós

Além de mensagem do Dom Walmor, coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa comenta situação dos idosos na pandemia

Da redação, com CNBB

Dia dos Avós é comemorado pelos católicos neste domingo, 26 /Foto: Johnny Cohen via Unsplash

Neste domingo, 26 de julho, a Igreja Católica celebra a memória de Sant’ana e São Joaquim, os pais de Maria e avós de Jesus. No Brasil, a data também marca o Dia dos Avós. Por ocasião desta data, o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, disse que celebrar os avós de Jesus ajuda-nos a cultivar, no coração, a consolação, a ternura e a confiança em Deus.

“São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, pais da Mãe Maria, ensinam sobre a importância da família – escola do amor, da fé e da santidade. De modo especial, a Festa de São Joaquim e Sant’Ana é uma singular oportunidade para homenagearmos e abençoarmos todos os avós com muita alegria e apreço. Copiosas bênçãos de Deus para a vida de todos os avós, a quem muito agradecemos, por tudo, principalmente pelo testemunho de fé”, disse.

Leia mais
.: Papa no Dia dos Avós: Demonstrar amor com gestos criativos

A coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, irmã Lúcia Rodrigues, também conversou com o portal da CNBB sobre a situação dos idosos. “Neste tempo da pandemia não está fácil para ninguém, sobretudo para os idosos”, disse. “Nós da Pastoral da Pessoa Idosa enviamos um recado para todos os avós que continuem se cuidando, se fortalecendo na fé e aprofundando sua espiritualidade, refletindo sobre os anos vividos e sendo agradecidos a Deus por tudo que vem realizando em suas histórias de vida”, disse.

Segundo ela, neste momento, os idosos devem procurar ser gratos às coisas boas. “É importante também que as pessoas idosas procurem estar unidas a seus familiares, rezando com eles a Deus, aproveitando para crer que tudo isso vai passar e pedindo o fim o quanto antes”, disse. A religiosa informou que a Pastoral da Pessoa Idosa está descobrindo novas formas de atuação neste tempo de pandemia, utilizando os instrumentos que estão ao alcance de cada realidade. Um exemplo que ela apresentou é o da líder Joselma Galdino e dos líderes da paróquia Santa Terezinha, em Santa Teresinha (PB), na diocese de Patos, que estão utilizando a Rádio Conexão FM para enviar mensagem e orientações aos idosos  que acompanham.

Leia mais
.: Avós contam como estão vivendo o distanciamento no tempo de pandemia

“Estamos tendo um retorno bonito sobre o acompanhamento aos idosos por meio de ligações telefônicas e mensagens. As rádios estão sendo bastante abertas, em seus programas, para que os líderes falem e chamem os idosos pelo nome. Esta experiência está fortalecendo as pessoas idosas”, disse. Quanto ao cuidado, ela reforça a importância das comunidades e paróquias aderirem à Campanha “Ligue para uma Pessoa Idosa”. “Se não podemos estar presencialmente, podemos nos fazer presentes por meio de uma ligação, de uma mensagem de apoio e da escuta”, disse.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo