USO DESCONTINUADO

OMS suspende em definitivo a hidroxicloroquina no combate à pandemia

Além desta droga, outra combinação utilizada por pacientes vítimas de HIV, e que estava sendo aplicada no tratamento de pacientes com Covid-19, também foi interrompida

Da redação, com Reuters

Tedros Adhanom. chefe-executivo da OMS / Foto: Reprodução Reuters

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou, neste sábado, 4, que está descontinuando o uso de hidroxicloroquina e uma combinação das drogas lopinavir/ritonavir (utilizadas no tratamento de pacientes com HIV) depois da comprovação de que todas falharam em reduzir a mortalidade das vítimas de Covid-19.

O anúncio de sábado da OMS veio junto à informação de que mais de 200 mil novos casos da doença no mundo foram confirmados em um único dia. Ainda segundo a OMS, a decisão não vai afetar outros estudos em que estas drogas são aplicadas em pacientes não-hospitalizados ou como profilaxia.

No mês passado, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos revogou sua autorização de uso emergencial para a hidroxicloroquina, que o presidente Donald Trump, em março, considerou ser uma possível salvação para tratar as vítimas da pandemia.

Outro estudo liderado pela OMS está analisando o potencial efeito do remdesivir, remédio antiviral da Gilead.

Na sexta-feira, 3, a Comissão Europeia aprovou o remdesivir após comprovar que a droga reduz o tempo de recuperação hospitalar.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo