Previsão e protocolos

Em São Paulo, escolas terão retomada gradual das aulas em setembro

Retorno das aulas dependerá dos avanços do departamento de saúde de São Paulo nas fases de flexibilização

Da redação

Na coletiva de imprensa desta quarta-feira, 24, o governador do Estado de São Paulo, João Dória, anunciou que a retomada gradual das aulas para 13 milhões de estudantes da rede de ensino acontecerá a partir do dia 8 de setembro. A decisão impacta diretamente o funcionamento de creches, escolas e universidades e deve ser seguida também pela rede privada de ensino.

O governador afirmou que a decisão de apresentar o calendário escolar “pós-covid” foi tomada levando em conta as necessidades de estudantes e familiares, seguindo orientações de membros da saúde pública e do centro de contenção da covid-19.  O plano, de acordo com Dória, tem protocolos bem definidos de distanciamento social, monitoramento de saúde dos alunos, higiene pessoal e dos ambientes escolares.

O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, participou via chamada de vídeo da coletiva e reforçou que o protocolo é para todo o sistema educacional do estado. De acordo com Soares, a retomada acontecerá em três etapas. A primeira etapa terá o retorno de 35% dos estudantes e garantirá o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes – com exceção das creches diante da dificuldade de aplicar tal medida entre os bebês.

A segunda etapa, que configura a volta de 70% dos estudantes aos ambientes escolares, acontecerá quando mais da metade do departamento de saúde de São Paulo estiver dentro de um período de 14 dias na fase verde do plano de flexibilização. Para alcançar a última etapa, que contemplará o retorno de todos os alunos do estado, todo departamento de saúde deverá estar 80% na fase verde.

Estudantes retornarão para as escolas por etapas/ Foto: Reprodução – Governo do Estado de São Paulo

Para o caso de regressões nos avanços contra a covid-19, por parte de alguma cidade, Rossieli explicou que o local será encarado como uma exceção e deverá suspender as atividades educacionais.

Protocolos

O Governo do estado estabeleceu como protocolos a serem seguidos durante a retomada das aulas o uso obrigatório de máscaras e a aferição da temperatura nas entradas das escolas. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários aos funcionários serão disponibilizados pelo estado. Aos pais, foi pedido que não enviem os filhos para a escola caso as crianças apresentem temperatura acima de 37,5°.

As escolas estabelecerão novos horários – fora dos horários de pico do transporte público -para as entradas e saídas dos alunos, evitando aglomeração. As turmas deverão ter horários separados de intervalos e as atividades de educação física deverão manter distanciamento e serem realizadas em áreas livres. O uso do bebedouro está proibido e canecas serão distribuídas a estudantes e profissionais para que tomem água.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo