razão humanitária

Covid-19: ONU pede cessar-fogo na Síria e soltura de presos

País é considerado extremamente vulnerável por faltarem equipamentos médicos, profissionais e instalações de saúde

Da redação, com ONU News

O enviado especial das Nações Unidas à Síria, Geir Pedersen/ Foto: Evan Schneider- ONU

Horas depois da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus na Síria, o enviado especial das Nações Unidas ao país declarou que o cessar-fogo é agora mais necessário que nunca. Em declaração, Geir Pedersen citou o primeiro caso do novo coronavírus na Síria. A paciente é uma mulher de 20 anos que retornou ao país. Segundo agências de notícias, o governo sírio confirmou o caso e disse que já tomou providências.

Para o enviado da ONU, o cessar-fogo deve ser respeitado por todos. Ele disse que que há medidas implementadas em áreas controladas pelo governo para enfrentar a pandemia. Petersen afirmou que “por motivos humanitários, os presos devem ser libertados em larga escala assim como pessoas sequestradas”. Outra medida é permitir o acesso imediato das organizações humanitárias a todos os centros de detenção e garantia urgente de cuidados médicos e medidas de proteção.

Pandemia

A Organização Mundial da Saúde, OMS, já havia alertado que os “sistemas de saúde frágeis da Síria podem não ter capacidade para detectar e responder” à pandemia. Pedersen reiterou o pedido de cessar-fogo feito pelo do secretário-geral da ONU, e disse que no caso sírio, a medida deve ser completa para suprimir o novo coronavírus do país.

Ele lembrou que os sírios são extremamente vulneráveis ao vírus porque as instalações de saúde estão destruídas, faltam equipamentos médicos e profissionais de saúde essenciais. O enviado especial ressaltou as condições perigosas de refugiados, deslocados internos, detidos e sequestrados.

Outra preocupação é com o impacto da situação em mulheres sírias, que já estão na vanguarda dos sistemas de apoio à saúde e à comunidade existentes. O enviado ressalta que o covid-19 é uma ameaça comum que não conhece fronteiras e não discrimina onde se vive.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo