PANDEMIA

Covid-19: OMS vai distribuir 120 milhões de testes para países pobres

Ainda de acordo com a entidade sanitária, serão testes rápidos, cujos resultados são apresentados em minutos

Da redação, com Reuters

Tedros Adhanom, diretor geral da OMS, anuncia o envio de testes rápidos para países pobres / Foto: Reprodução Reuters

Cerca de 120 milhões de testes de diagnóstico rápido para coronavírus estarão disponíveis para países de baixa e média renda a um valor máximo de US$ 5 por unidade, segundo a Organização Mundial da Saúde na segunda-feira, 28.

O Diretor Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que os fabricantes Abbott e SD Biosensor concordaram com a Fundação Bill & Melinda Gates para “disponibilizar 120 milhões desses novos testes de diagnóstico rápido Covid-19, altamente portáteis e fáceis de usar durante um período de seis meses”.

Os testes, que podem fornecer resultados entre 15 a 30 minutos, serão lançados globalmente, incluindo 133 países de baixa e média renda, a partir de outubro.

Falando ao lado de Tedros, em uma reunião em Genebra, Mike Ryan, o maior especialista em emergências da OMS, disse que o número oficial de mortes do Covid-19 no mundo provavelmente subestima o total verdadeiro — sugerindo que já pode ultrapassar um milhão.

“Na verdade, os números relatados atualmente provavelmente são subestimados acerca dos indivíduos que contraíram Covid-19 ou morreram por conta da doença”, disse ele.

Margaret Harris, porta-voz da OMS, lamentou a morte de um milhão de pessoas por conta do novo coronavírus / Foto: Reprodução Reuters

Um milhão de mortos

A OMS divulgou também nesta terça-feira, 29, que o número de mortos por conta da pandemia chegou à marca de um milhão de pessoas. “Uma marca muito triste”, lamentou Margaret Harris, porta-voz da OMS.

“Tantas pessoas perderam tantas pessoas e não tiveram a chance de dizer adeus. Muitas morreram sozinhas. Uma morte terrivelmente difícil e solitária”, reiterou.

Demorou apenas três meses para as mortes de Covid-19 dobrarem de meio milhão, uma taxa cada vez maior de fatalidades desde que a primeira morte foi registrada na China no início de janeiro.

Mais de 5.400 pessoas morrem em todo o mundo a cada 24 horas, de acordo com cálculos da Reuters com base nas médias de setembro, sobrecarregando empresas funerárias e cemitérios.

Isso equivale a cerca de 226 pessoas por hora, ou uma pessoa a cada 16 segundos. No tempo em que se leva para assistir a uma partida de futebol de 90 minutos, 340 pessoas morrem em média.

Estados Unidos, Brasil e Índia que, juntos, respondem por quase 45% de todas as mortes por Covid-19 em todo o planeta, reforçaram as medidas de distanciamento social nas últimas semanas.

 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo