Parceria

CNBB e PUC-Rio realizam live sobre “Perspectivas para o pós-pandemia”

Live faz parte da Jornada de Teologia Pastoral que está em sua 6ª edição e é uma parceria entre a CNBB e a PUC-Rio

Da redação, com CNBB

A 6ª edição das Jornadas de Teologia Pastoral CNBB/PUC-Rio terá como temática as perspectivas para o pós-pandemia na catequese, na reflexão teológico-pastoral e na evangelização junto às juventudes. A Live acontecerá nesta sexta-feira, 27, às 15h, nas redes sociais da CNBB (Facebook e Youtube) e do Departamento de Teologia da PUC-Rio (Facebook).

Os painelistas dessa edição serão: Prof. Dr. Padre Janison de Sá, com o tema “Pós-Pandemia e Catequese”; Prof. Dr. Welder Lancieri, que discorrerá sobre “A reflexão teológico-pastoral”; e a pesquisadora do Departamento de Teologia da PUC-Rio, Natasha Ribeiro, que falará sobre a “A Evangelização junto às Juventudes”.

Leia mais
.: Bispo destaca nova aliança entre ciência e humanismo no pós-pandemia

Para Padre Janison, falar de catequese no pós-pandemia é falar da missão da Igreja de transmitir a fé às novas gerações, em obediência ao convite de Jesus que disse: “ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). É sempre uma missão exigente, especialmente quando se observa a diversidade de interlocutores e de realidades onde a Igreja atua.

“Urge sempre mais comunidades e catequese comprometidas com o anúncio e o testemunho dos ensinamentos de Jesus Cristo. Mas e a catequese em tempos de pandemia? Como se dará a educação da fé? Com certeza precisamos nos reinventar, isto é, pensarmos novas metodologias para continuar evangelizando e catequizando. Por isso é fundamental a participação dos pais na evangelização dos filhos; e a catequese em família, com a ajuda e apoio dos catequistas. Também é importante salientar o uso de mídias sociais e diversos meios tecnológicos para manter o vínculo neste tempo e com certeza será muito útil no pós-pandemia”, completou.

O desafio também é grande no processo de evangelização das juventudes. Natasha Ribeiro considera que o caminho está em apresentar Cristo como uma pessoa que deseja a vitalidade juvenil.

“A realidade pandêmica afeta-nos, a nós jovens, principalmente no âmbito educacional e empregatício. Repensar a linguagem evangelizadora para o pós-pandemia é, sem dúvida, essencial para enfrentarmos os novos desafios expressos pelas juventudes como consequência do que estamos vivendo. Será preciso construir um ‘novo normal’ para nossas juventudes”, disse.

O impacto dessa realidade sobre a produção teológica será a temática do professor Welder Lancieri, que é doutorando em Teologia da PUC-Rio. “Os tempos de pandemia impactaram a sociedade atual e, por consequência, a comunidade cristã. A partir da concepção de uma teologia produzida em diálogo com os contextos históricos, nos propomos a pensar o seu papel no contexto de pandemia”, pontuou.

O evento é gratuito. Para quem deseja receber certificado de participação, recomenda-se a inscrição prévia. O certificado será enviado para e-mail informado no formulário digital. Para se inscrever, acesse: https://www.e-inscricao.com/teopucrio/teopast6 .

Histórico

Os encontros das “Jornadas de Teologia Pastoral CNBB/PUC-Rio” tiveram início no mês de junho, e acontecerão até o mês de dezembro, com uma Live a cada mês. Especialistas e pesquisadores estão abordando temas que permitirão um olhar crítico, mas positivo, sobre o atual contexto social e eclesial. Desafios à vida e à vivência cristã, impactos eclesiológicos, experiência sacramental-litúrgica, espiritualidades, práticas pastorais, fé e cultura digital, animação bíblica da pastoral, catequese, dor e sofrimento, são alguns dos temas apresentados ao longo das Jornadas, que acontecem em cada última sexta-feira do mês, a partir das 15h.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo