Combate à corrupção

Órgão Vaticano e Banco da Itália assinam acordo de cooperação

O Acordo cria um canal institucional para a troca de informações entre a Autoridade de Informação Financeira e o Banco da Itália

Rádio Vaticano

A Autoridade de Informação Financeira (AIF) e o Banco de Itália firmaram um Acordo de cooperação voltado a facilitar, com base na reciprocidade, a troca de informações em matéria de vigilância financeira. O acordo permite às duas Autoridades ampliar os canais de informação para vigiar as relações entre os intermediários italianos e as entidades que desenvolvem profissionalmente atividades de natureza financeira no Estado da Cidade do Vaticano. Foram previstas, entre outras, cláusulas sobre o segredo e sobre o utilizo das informações.

Este Acordo de cooperação segue aquele já firmado entre a AIF e a Unidade de Informação Financeira (UIF) da Itália em 2013, para a colaboração na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.

O Acordo foi firmado, pela AIF, pelo Presidente René Brülhart e pelo Diretor Tommaso Di Ruzza; e pelo Banco de Itália, pelo Governador Ignazio Visco e pelo Chefe do Departamento de Vigilância Carmelo Barbagallo.

“O Acordo cria um canal institucional para a troca de informações entre a AIF e o Banco de Itália, que fortalece ulteriormente a cooperação bilateral entre a Santa Sé e a Itália na luta comum contra os ilícitos de natureza financeira”, afirmou o Presidente da AIF Brülhart.

“Trata-se de um importante passo com o qual as duas Autoridade de vigilância poderão monitorar as relações entre as respectivas entidades vigiadas, favorecendo a transparência das atividades e a estabilidade dos dois sistemas financeiros, objetivos cruciais se considerado também o atual cenário europeu e internacional”, afirmou por sua vez o Diretor da AIF, Di Ruzza.

Sobre a AIF

A AIF é a Autoridade competente da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano para a vigilância e a regulamentação financeira e para a intelligence financeira, instituída pelo Papa Bento XVI em 30 de dezembro de 2010 e consolidada pelo Papa Francisco com o Estatuto de 15 de  novembro de 2013.

Até o momento, a AIF assinou acordos de cooperação com as Autoridades de vigilância de vários países, entre os quais Brasil, Alemanha, Luxemburgo, Polônia e Estados Unidos.

Na função de Autoridade competente para a informação financeira, está no “Gruppo Egmont” desde 2013 e assinou acordos de cooperação com as Unidades de Informação Financeira (UIF) de vários países, entre os quais Albânia, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chipre, Cuba, França, Alemanha, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Principado de Mônaco, Noruega, Países Baixos, Paraguai, Peru, Polônia, Reino Unido, Romênia, San Marino, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos,  África do Sul, Suiça, Hungria.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo