Nações Unidas

ONU pede a líderes europeus menos restrições a refugiados

“Estou alarmado com a xenofobia crescente aqui e além”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nesta quinta-feira,28

Da Redação, com Reuters

"Estou alarmado com a xenofobia crescente aqui e além",disse o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, nesta quinta-feira,28

Ban Ki-moon pede que todos os líderes da Europa se mostrem à altura dos princípios que os guiaram no passado/Foto: Agência Brasil

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon,  expressou a preocupação um dia depois de parlamentares austríacos aprovarem algumas das regras de asilo aos refugiados consideradas mais duras do continente europeu. Também preocupa a divulgação de planos para a construção de uma cerca na fronteira alpina da Áustria com a Itália.

Segundo a lei aprovada nesta quarta-feira,27, a Áustria poderá rejeitar imigrantes e refugiados na fronteira dentro de uma hora se os parlamentares decretarem que a ordem pública está sob ameaça.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a crise de refugiados

Restrições ainda maiores a imigrantes e refugiados na Europa estão enviando o sinal errado a respeito das obrigações dos países sobre a lei humanitária internacional, disse Ban Ki-moon, nesta quinta-feira,28. Ele é o primeiro dignitário estrangeiro a discursar em uma sessão do Parlamento austríaco. 

“Estou alarmado com a xenofobia crescente aqui e além”, disse Ban durante a visita à Áustria, onde o candidato de extrema direita e anti-imigrante Norbert Hofer conquistou um terço dos votos no primeiro turno da eleição presidencial e irá disputar a segunda etapa do pleito no próximo mês.

“Agora países europeus estão adotando políticas de imigração e de refugiados cada vez mais restritivas”, afirmou o líder da ONU. “Tais políticas e medidas enviam uma mensagem muito negativa sobre as obrigações de Estados-membros com a lei humanitária internacional e a lei europeia”.

Rota para refugiados

A Áustria vem servindo sobretudo como rota de passagem para refugiados e imigrantes do Oriente Médio e da África que querem ir à Alemanha, mas também absorveu cerca de 100 mil pessoas que solicitam asilo desde o último verão europeu.

Depois de acolher os refugiados em um primeiro momento, o governo limitou a 37.500 o número de pedidos de asilo que aceitará este ano. O país já recebeu mais de 16 mil pedidos desde janeiro.

Viena também impôs restrições de movimento, incluindo a coordenação do fechamento das divisas com vizinhos dos Bálcãs, nos últimos meses, e atualmente prepara a implementação de controles fronteiriços mais rígidos na importante passagem alpina de Brenner, na divisa com a Itália.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo