ALIMENTAÇÃO EM DIA

ONU lança programa que promoverá a alimentação saudável em 2021

A ONU planeja promover dietas e estilos de vida diversificados, equilibrados e saudáveis por meio do consumo de frutas e vegetais

Da redação, com ONU

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), QU Dongyu / Foto: Reprodução Youtube

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), QU Dongyu, lançou o Ano Internacional de Frutas e Vegetais 2021 (IYFV, na sigla em inglês) com o objetivo de melhorar a produção de alimentos saudáveis ​​e sustentáveis ​​por meio de inovação e tecnologia a fim de reduzir a perda e o desperdício de alimentos.

Proclamado na 74ª sessão da Assembleia Geral da ONU, o IYFV 2021 é dedicado a aumentar a consciência sobre o importante papel das frutas e vegetais na nutrição humana, segurança alimentar e saúde.

A FAO, agência responsável por essa celebração em conjunto com outras organizações, lançou a iniciativa com um evento virtual internacional.

Falando ao evento, o Diretor-Geral da FAO descreveu a iniciativa como “uma oportunidade única para aumentar a consciência global”. Ele observou que a pandemia desafiou as pessoas a encontrar novas maneiras de combater a fome e a desnutrição e disse que o IYFV destacaria o papel das tecnologias digitais na melhoria da nutrição e nas oportunidades de mercado.

“Na atual crise de saúde que enfrentamos em todo o mundo, a promoção de dietas saudáveis ​​para fortalecer nosso sistema imunológico é especialmente apropriada”, disse Qu.

Frutas e vegetais são boas fontes de fibra alimentar, vitaminas e minerais e fitoquímicos benéficos. A FAO e a Organização Mundial da Saúde recomendam que cada adulto consuma pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais diariamente para prevenir doenças crônicas, como câncer, diabetes, doenças cardíacas e obesidade, bem como para combater as deficiências de micronutrientes.

A diretora-geral Consumers International, Helena Leurent / Foto: Reprodução Youtube

Com a pandemia de Covid-19, a necessidade de transformar e reequilibrar a maneira como nossos alimentos são produzidos e consumidos foi enfatizada ainda mais.

A diretora-geral Consumers International, que representa 200 organizações de consumidores em todo o mundo, Helena Leurent, observou que a perda e o desperdício de alimentos no setor de frutas e vegetais continua sendo um problema com consequências consideráveis e que “tecnologias e abordagens inovadoras são de importância crítica”, pois “podem ajudar a manter a segurança e a qualidade, aumentando na prateleira a vida dos produtos, deixando-os frescos e preservando seu alto valor nutritivo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo