AJUDA

ONU e parceiros lançam plano de resposta ao tufão nas Filipinas

As Nações Unidas e seus parceiros humanitários nas Filipinas lançaram um plano de resposta de US$ 45,5 milhões para levar assistência às pessoas afetadas pelo tufão Goni

Da redação, com Vatican News

O Tufão Goni é a 18ª tempestade a atingir as Filipinas este ano / Foto: Reprodução Reuters

Esforços estão em andamento nas Filipinas desde que o tufão, conhecido localmente como Rolly, atingiu o arquipélago em 1º de novembro, deixando uma devastação generalizada por onde passou. O auxílio de seis meses ajudará cerca de 260 mil pessoas afetadas pelo desastre, muitas das quais já viviam na pobreza antes do desastre.

Solidariedade e ajuda concreta

Ao lançar o apelo, Gustavo Gonzalez, Coordenador Humanitário Residente da ONU nas Filipinas, disse que, com o apoio dos doadores, a comunidade humanitária está pronta para traduzir “solidariedade em apoio concreto” por meio de uma resposta coordenada, combinando alívio emergencial e recuperação rápida.

“A ONU e os parceiros humanitários nas Filipinas estão mobilizando todos os nossos recursos para garantir que não deixemos ninguém para trás neste momento de grande necessidade”, acrescentou.

O plano visa entregar e implementar atividades humanitárias às pessoas afetadas pelo tufão que viviam com a pobreza antes do desastre e agora requerem assistência humanitária urgente em 16 municípios nas províncias mais atingidas de Catanduanes e Albay.

A extensão da destruição

No domingo, 8, Gonzalez liderou uma equipe à província de Albay para avaliar os danos. Falando às autoridades locais, equipes de resposta e pessoas afetadas, Gonzalez expressou grande preocupação pelas milhares de famílias afetadas pelo desastre. Trinta e duas das 81 províncias das Filipinas foram afetadas, tais como Albay, Catanduanes, Camarines Sur e Quezon entre as mais atingidas.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), mais de 137 mil casas foram danificadas ou destruídas e o dano total à infraestrutura é estimado em US$ 234 milhões. Além disso, 67 instalações de saúde e mais de mil escolas, incluindo aquelas que abrigam refugiados, também foram danificadas.

O tufão Goni é a 18ª tempestade a atingir as Filipinas este ano. Somente em outubro, o país foi atingido por quatro grandes eventos climáticos, incluindo o tufão Molave.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo