DESASTRE

ONU diz que o Afeganistão está à beira de uma 'catástrofe' humanitária

A insurgência do Talibã pode gerar uma situação que levará o Afeganistão a uma catástrofe humanitária sem precedentes, afirma a ONU

Da redação, com Reuters

Crianças afegãs recebem alimentos e suplementos médicos em um abrigo / Foto: Reprodução Reuters

Agências da ONU alertaram nesta sexta-feira, 13, sobre uma catástrofe humanitária no Afeganistão, à medida que os avanços dos insurgentes do Talebã aumentaram a crise do país, expulsando milhares de pessoas de suas casas e espalhando a fome.

Os insurgentes tomaram o controle da segunda e da terceira maiores cidades enquanto as embaixadas ocidentais se preparavam para enviar tropas para ajudar a evacuar os funcionários, embora as Nações Unidas tenham dito que seus 320 funcionários permanecerão no país.

“Tememos que o pior ainda esteja por vir e uma onde de fome aproxime-se rapidamente. A situação tem todas as marcas de uma catástrofe humanitária”, disse Thomson Phiri do Programa Mundial de Alimentos, em uma entrevista coletiva da ONU.

Shabia Mantoo, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) / Foto: Reprodução Reuters

Em busca de abrigo

Mais de 250 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas desde maio, das quais 80% são mulheres e crianças, disse Shabia Mantoo, da agência de refugiados da ONU. Muitos relataram extorsões de grupos armados e a necessidade de se esquivar de artefatos explosivos improvisados ao longo de estradas principais.

Milhares de pessoas estão fugindo das áreas rurais em direção à capital Cabul e outros centros urbanos em busca de abrigo, disse outro funcionário da ONU.

“Um em cada três afegãos sofre de insegurança alimentar aguda hoje. Isso é equivalente a cerca de 14 milhões de pessoas que estão na fase 3 OOS do IPC (Classificação da Fase Integrada). Isso significa que as pessoas perderam os meios pelos quais ganham seu sustento”, disse Phiri.

Mantoo pediu aos vizinhos do Afeganistão que mantenham as fronteiras abertas enquanto os avanços dos insurgentes do Talebã aumentam a crise do país.

“A incapacidade de buscar segurança pode colocar em risco inúmeras vidas de civis. O ACNUR está pronto para ajudar as autoridades nacionais a aumentar as respostas humanitárias conforme necessário”, disse ela.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo