KONRAD KRAJEWSKI

Núncio para Ucrânia: 'Celebremos um Natal sem mísseis'

O arcebispo Visvaldas Kulbokas, Núncio Apostólico da Ucrânia, expressou sua esperança de que os ucrânianos possam celebrar o Natal em paz sem sem a iminente destruição de mísseis russos

O Núncio Apostólico em Kiev, dom Visvaldas Kulbokas / Foto: Reprodução Youtube

Da redação, com Vatican News

“Este é o nosso primeiro desejo: um Natal seguro, um Natal sem mísseis, sem explosões. E um Natal de oração em que haja a grande solidariedade do mundo”.

Este desejo e oração de Natal foi expresso pelo Núncio Apostólico na Ucrânia, Arcebispo Visvaldas Kulbokas, em entrevista a Svitlana Dukhovych.

As perspectivas para tal cessar-fogo de Natal permanecem sombrias, já que as bombas russas continuam destruindo casas e ceifando vidas, deixando milhões sem energia e aquecimento no clima gelado.

Natal como em Belém

No entanto, de acordo com o arcebispo Kulbokas, o povo da Ucrânia procurará celebrar o nascimento de Cristo de maneira semelhante aos pastores que visitaram o Menino Jesus há mais de dois milênios.

“Assim como Jesus nasceu em Belém no frio e no escuro, também este ano os ucranianos estão encarando o Natal de maneira semelhante”, disse o Núncio, referindo-se à carta do Papa Francisco aos ucranianos publicada em 25 de novembro.

“Para os crentes, especialmente para os cristãos, esta é também uma forma de estar espiritualmente unido à Sagrada Família por causa de como eles viveram o Natal”.

O arcebispo Kulbokas acrescentou que a guerra encorajou muitas pessoas a voltarem à sua fé, e agora o Natal oferecerá um vislumbre de luz “no meio de tanto sofrimento”.

Sinal da proximidade do Papa no Natal

O povo ucraniano recebeu um sinal especial da presença do Papa Francisco, quando o esmoleiro papal, o cardeal Konrad Krajewski, fez uma visita de Natal para levar ajuda humanitária por meio de geradores e jaquetas térmicas.

O arcebispo Kulbokas elogiou o cardeal nascido na Polônia por fazer pessoalmente várias viagens entre a Ucrânia e a Polônia para distribuir os tão necessários geradores em várias regiões.

“Será maravilhoso celebrar o Natal junto com o cardeal Krajewski e compartilhar nossa solidariedade com a comunidade católica”, disse ele.

A solidariedade cristã tem estado em evidência na Europa durante a guerra de 10 meses, já que muitas pessoas acolhem refugiados ucranianos e enviam ajuda humanitária. E o Papa Francisco tem procurado manter a guerra na mente das pessoas, fazendo apelos frequentes quase todas as vezes que fala em público.

Alegria do nascimento de Cristo

A segurança tornou-se uma grande preocupação para as pessoas em todo o país, de acordo com o Núncio nascido na Lituânia.

“Agora, na Ucrânia, quando enviamos saudações de Natal uns aos outros, notei que os padres e até mesmo outros crentes costumam escrever nos cartões: ‘Desejamos a você um Natal seguro.’”

Embora o trauma seja abundante devido à visão frequente de morte e destruição, a esperança permanece enraizada na celebração do Natal, observou ele.

“Vi pessoalmente vários meninos e meninas que, apesar do sofrimento contínuo, mantêm um olhar de esperança”, disse ele. “Então, para eles, o Natal continua sendo Natal. Há uma grande vontade de viver o Natal e sentir a alegria de Jesus, do Filho de Deus que nasceu para nós”.

Apelo para o Natal

Questionado sobre o apelo que faria no Natal, o arcebispo Kulbokas exortou todos a rezar pelos sacerdotes do país, alguns dos quais desaparecidos, e a confiar-se a Deus em meio ao sofrimento.

“Meu grande apelo é este: ter grande fé, grande confiança em Jesus. E para aqueles que não são cristãos, por favor, tenham grande confiança em Deus e nunca deixem de orar pela paz”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo