TEMPO RUIM

No Texas, moradores procuram abrigo e ajuda após forte nevada

Pelo quarto dia consecutivo, milhares de residências do Texas sofrem sem aquecimento e eletricidade após uma tempestade de inverno brutal

Da redação, com Reuters

O fornecimento de energia foi restabelecido para muitos no Texas, mas outras milhares de pessoas continuam sem água / Foto: Reprodução Reuters

Centenas de milhares de casas no Texas estavam sem aquecimento pelo quarto dia na quinta-feira, 18, após as concessionárias conseguirem algum progresso na restauração da eletricidade, enquanto as críticas cresciam sobre como os líderes políticos do estado lidaram com a brutal tempestade de inverno.

A crise que o segundo maior estado do país enfrenta deve continuar, com milhões de pessoas ainda sem acesso à água, muitas lutando para encontrar comida e temperaturas congelantes que devem durar até sábado.

Abrigo improvisado

Em Galveston, na costa do Golfo do Texas, um abrigo com aquecimento, mas sem água corrente, permitiu que cerca de três dúzias de pessoas se reunissem durante a noite antes de serem levadas de volta ao frio na manhã desta quinta-feira, 18, para deixar as equipes de limpeza prepararem todo o serviço.

Vickie Ballard, de 54 anos, foi levada ao abrigo pela polícia de Galveston na noite de quarta-feira, 17, depois de ligar para pedir ajuda após dias de frio e sozinha em sua casa, que estava sem energia desde segunda-feira, 15.

“Ficamos ‘apagados’ por três dias. Sem água por três dias. Eu não comia há dois dias e meio e estava doente antes de vir para cá”, lamentou Ballard.

O Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (ERCOT), uma cooperativa responsável por 90% da eletricidade do estado, disse na quinta-feira, 18, que fez “um progresso significativo” na restauração de energia para a maioria das residências, mas não forneceu mais detalhes.

No momento, cerca de 490 mil residências no Texas estão sem energia, frente a cerca de 2,7 milhões na quarta-feira, 17, de acordo com o poweroutage.us, um site que monitora interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Moradores furiosos com a ERCOT dizem que a empresa não deu ouvidos aos avisos após um colapso no frio em 2011 para garantir que a infraestrutura de energia do Texas, que depende principalmente de gás natural.

Sem água ou luz

“Está congelado aqui embaixo. Estávamos sem energia e água, e a temperatura do tempo está muito ruim aqui”, queixou-se Ballard.

A falta de energia cortou o fornecimento de água para milhões, prejudicou ainda mais a capacidade dos hospitais de tratar pacientes em meio a uma pandemia e comunidades vulneráveis isoladas com estradas congeladas ainda intransitáveis em partes do estado.

Na manhã de quinta-feira, 154 dos 254 condados do Texas relataram interrupções no serviço de água, afetando 13,2 milhões de pessoas, de acordo com a Comissão de Qualidade Ambiental do Texas. Muitos dos afetados foram informados de que precisam ferver a água.

Cesar Garcia, diretor do Departamento de Parques e Recreação de Galveston, que montou o abrigo no McGuire-Dent Recreation Center, disse que estava se preparando para uma multidão potencialmente maior esta noite, talvez mais perto dos 100 que procuraram abrigo na noite de segunda-feira, dormindo nas arquibancadas ou um piso de ginásio com cobertores e tudo o que trouxeram de casa.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo