Após explosões

No Líbano, Conselho de Igrejas do Oriente Médio apela à solidariedade

Igrejas locais, privadas de suas estruturas, são incapazes de atender sozinhas a todas as necessidades do momento e para a reconstrução

Da Redação, com Vatican News

Duas semanas após as duas terríveis explosões, que em 4 de agosto devastaram Beirute, capital do Líbano, causando a morte de pelo menos 137 pessoas, uma centena de desaparecidos e milhares feridos, o Conselho de Igrejas do Oriente Médio (Mecc) lança às Igrejas do mundo inteiro, à comunidade internacional e a todas as pessoas de boa vontade um premente apelo à solidariedade.

Igrejas, mesmo em meio às dificuldades, auxiliam os mais necessitados após explosões /Foto: Ammar Awad – Reuters

O país do Oriente Médio enfrenta graves dificuldades para o apoio às vítimas e as Igrejas locais, privadas de suas estruturas, são incapazes de atender sozinhas a todas as necessidades do momento e para a reconstrução.

Leia também:
.: Papa Francisco envia 250 mil euros para a Igreja no Líbano
.: Papa reafirma preocupação com o Líbano e pede Igreja próxima do povo
.: Deus não abandona o Líbano, afirma padre libanês no Brasil

“Centenas de edifícios, incluindo os celeiros que armazenavam cerca de 85% dos grãos do país, e numerosas casas foram danificadas ou completamente destruídas”, enfatiza o apelo publicado em 16 de agosto.

Além destes, “três hospitais cristãos, que recebem tanto pacientes cristãos quanto muçulmanos”, foram gravemente danificados. O Conselho de Igrejas do Oriente Médio também evidencia que muitas escolas cristãs históricas nos bairros de Gemmayzeh, Mar Mikhael e Achrafieh foram seriamente atingidas, poucas semanas antes do início do novo ano letivo previsto para setembro.

Bairro cristão de Beirute foi totalmente devastado

“O bairro cristão de Beirute encontra-se totalmente devastado e pelo menos dez igrejas foram destruídas.” Soma-se a tudo isso a emergência Covid-19 que está “pondo a dura prova o sistema de saúde” do País dos Cedros.

Durante as muitas crises que o Líbano teve que enfrentar em sua história recente, as Igrejas cristãs sempre se encarregaram de ajudar a população, mas hoje – explica o Conselho de Igrejas do Oriente Médio – “não podem prestar seus serviços” devido à destruição de suas estruturas de saúde e educação, para cuja restauração serão necessárias “centenas de milhões de dólares”.

Até o momento, voluntários de todas as denominações e grupos da sociedade civil têm dado sua contribuição para compensar a falta de intervenção das instituições na emergência e começaram a remover os escombros das ruas, igrejas e hospitais. Além disso, os mosteiros e escolas abriram suas instalações para acolher os desabrigados e a comida está sendo distribuída para os mais necessitados.

Atuação do Conselho de Igrejas do Oriente Médio

Por sua vez, o Conselho de Igrejas do Oriente Médio já tomou medidas para apoiar famílias vulneráveis, distribuindo kits de higiene, kits de limpeza pessoal, conjuntos de cozinha, conjuntos de lavanderia, alimentos, medicamentos, equipamentos de proteção anti-Covid-19 e fornecendo a voluntários pás, vassouras, sacolas e carrinhos para a limpeza de igrejas, hospitais e ruas.

“Também está incluído na ajuda o fornecimento de medicamentos a muitas pessoas que sofrem de doenças crônicas ou câncer. Numa etapa sucessiva, o Conselho participará também da reparação de casas, escolas e dispensários danificados.”

Todo este trabalho não pode ser realizado sem apoio internacional. Daí, o apelo a ajudar o Conselho de Igrejas do Oriente Médio “a aliviar o enorme fardo sobre os ombros das Igrejas e libertar os corações dos cidadãos e famílias vulneráveis atingidas por esta catástrofe sem precedentes da pedra do sofrimento, do terror e do desespero”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo