DESASTRE

Navio de carga afunda no Sri Lanka e causa grave desastre ambiental

Este pode ser uma dos piores acidentes ambientais no país, apontam autoridades

Da redação, com Reuters

O navio cargueiro MV X-Press Pearl está afundando na costa oeste do Sri Lanka / Foto: Reprodução Reuters

Um navio cargueiro carregando toneladas de produtos químicos está afundando na costa oeste do Sri Lanka, informaram a Marinha o governo do país nesta quarta-feira, 2, em um dos piores desastres marítimos de todos os tempos.

Os esforços para rebocar a embarcação para águas mais profundas tiveram que parar porque sua traseira estava atingindo o fundo do mar, explicou o capitão Indika de Silva.

O MV X-Press Pearl, registrado em Cingapura, transportando 1.486 contêineres, incluindo 25 toneladas de ácido nítrico, além de outros produtos químicos e cosméticos, estava ancorado na costa oeste da ilha quando um incêndio irrompeu em 20 de maio.

As autoridades têm lutado contra o incêndio desde então, quando contêineres em chamas carregados com produtos químicos caíram do convés do navio.

Desastre ambiental

Toneladas de pelotas de plástico inundaram a costa da ilha e os vastos pesqueiros, criando uma das maiores crises ambientais em décadas, dizem os especialistas.

“A empresa responsável pela operação de salvamento do X-Press Pearl indicou que o navio está afundando na posição atual”, informou o ministro da Pesca, Kanchana Wijesekera.

O governo proibiu a pesca ao longo de um trecho de 80 quilômetros de costa, afetando 5.600 barcos de pesca, enquanto centenas de soldados foram destacados para limpar a praia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo