"Juntos pela Europa"

Movimento na Europa fortalece carismas com o ecumenismo

O movimento “Juntos pela Europa” está na quarta edição e terá vídeo-mensagem do Papa Francisco divulgada no próximo sábado

Da redação, com Rádio Vaticano

Foi inaugurada nesta quinta-feira, 30, em Munique, na Baviera, sul da Alemanha, a quarta edição de “Juntos pela Europa”, iniciativa que tem a colaboração de comunidades e movimentos cristãos que se caracterizam por sua natureza ecumênica.

O evento teve a participação do presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, e do presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Turkson, entre outros.

A edição deste ano terá seu ponto alto no próximo sábado, 2, quando, na praça central de Munique, serão transmitidas as vídeo-mensagens do Papa Francisco e do Patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I.

O movimento

“Juntos pela Europa”, como sugere o nome, é uma rede de movimentos de várias Igrejas – católica, evangélica, ortodoxa, anglicana – que há quinze anos se encontraram. A iniciadora foi a fundadora do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich, seguida de Andrea Riccardi e de vários outros, inclusive, no campo evangélico, que se encontraram e quiseram se conhecer.

Porém, como explicou o secretário-geral de “Juntos pela Europa”, Diego Goller, o movimento não se limita simplesmente a um conhecer, mas abrir à possibilidade de que esses carismas deem sua contribuição à Europa de hoje, “num momento em que valores como o acolhimento e o respeito pela pessoa devem ser absolutamente evidenciados”.

Expectativas

A iniciativa tem um significativo valor ecumênico e de comunhão dos cristãos na Europa, especialmente neste ano, véspera dos 500 anos da Reforma Luterana. “Essa foi a motivação inicial para fazer o encontro este ano, porque – dizíamos – no próximo ano haverá muitas manifestações nesse sentido, que procuramos precedê-las dando nossa contribuição, e buscando realçar tudo aquilo que tem sido vivido entre nós”, disse Diego.

Sobre a vídeo-mensagem do Papa Francisco esperada para o próximo sábado, o secretário-geral disse ser significativa por vir de um Papa não europeu.

“Esperamos um grande encorajamento. Temos grande satisfação com o fato de o Papa ser tão ativo, está buscando reconduzir a Europa – matriz do Cristianismo mundial, visto que São Paulo veio para a Europa trazer a mensagem evangélica – às suas raízes, a seu valores fundamentais, aos valores que o Cristianismo trouxe. Portanto, esperamos um grande encorajamento e um grande impulso, dos quais já tivemos sinais muito positivos.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo