Comoção internacional

Morre Alfie Evans, bebê britânico alvo de batalha judicial

A notícia foi confirmada pelo próprio pai do menino, Thomas Evans, em uma publicação no Facebook

ANSA

O pequeno Alfie Evans, que completará 2 anos de idade no próximo dia 9 de maio / Foto: Reprodução CN

Em meio a uma longa batalha judicial, o bebê Alfie Evans, que sofria de uma doença neurodegenerativa rara, morreu neste sábado, 28, informou os pais do britânico. A notícia foi confirmada pelo próprio pai do menino, Thomas Evans, em uma publicação no Facebook. “O meu gladiador ganhou seu escudo e suas asas às 2h30 (horário local). Absolutamente desconsolados. Eu te amo meu garoto”, escreveu.

Os pais de Alfie travaram uma batalha contra a justiça britânica há quase seis meses para conseguir o direito de manter os aparelhos do bebê ligados e, consequentemente, uma transferência para o hospital pediátrico Bambino Gesù, administrado pela Igreja em Roma. Alfie estava internado no hospital Alder Hey, em Liverpool, desde maio de 2016 para tratar de uma doença degenerativa rara e desconhecida. No entanto, por não responder mais ao tratamento, os médicos afirmaram que o melhor a ser feito seria desligar as máquinas.

Leia também
.: Luta pela vida: caso Alfie Evans causa comoção internacional

Desde então, Tom e Kate tentaram reverter a decisão em todas as instâncias da Justiça britânica e até na Corte Europeia de Direitos Humanos, mas todos os recursos foram negados, inclusive o de transferir Alfie para a Itália. O governo italiano chegou a conceder a cidadania ao pequeno Alfie. Além disso, chegou a deixar um avião pronto para buscá-lo a qualquer momento, mas um último recurso barrou a transferência.

O Papa Francisco chegou a fazer diversos apelos pela vida de Alfie e defendeu sua família publicamente dizendo que “o único dono da vida, do início ao fim natural, é Deus”. Neste sábado, o Pontífice afirmou que está “profundamente comovido com a morte do pequeno Alfie”. “Hoje, eu rezo especialmente por seus pais, enquanto Deus Pai o recebe em seu terno abraço”, disse.

O caso também comoveu a população no Reino Unido, Itália, Polônia e outros países europeus, o que motivou diversas discussões sobre a situação de Alfie. Mais cedo, diversas pessoas carregando bandeiras da Itália e Polônia e balões azuis se reuniram em frente ao hospital Alder Hey para prestarem a última homenagem ao menino, que nascera no dia 9 de maio de 2016. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo