Catequese

A misericórdia sem obras é morta, diz Papa em audiência jubilar

Em catequese especial devido ao Ano da Misericórdia, Papa destacou valor do serviço ao próximo: “quem não vive para servir não serve para viver”

Da Redação,
com Rádio Vaticano

O Papa Francisco encontrou-se com os fiéis na Praça São Pedro nesta quinta-feira, 30, para a audiência jubilar, uma catequese especial que tem sido realizada nesse Ano da Misericórdia.

Veja um resumo de como foi a catequese:

O ponto-chave da reflexão do Pontífice foi a importância de viver a misericórdia para com o próximo, o valor do serviço aos irmãos. O Papa reforçou que misericórdia não é uma palavra abstrata, é um estilo de vida: ser ou não ser misericordioso. Ela acaba se tornando morta em si mesma se não é acompanhada por obras.

Acesse
.: Íntegra da catequese

“As pessoas que passam, que vão adiante na vida sem dar-se conta da necessidade dos outros, sem ver tantas necessidades espirituais e materiais, são pessoas que passam sem viver, pessoas que não servem aos outros. Lembrem-se bem: quem não vive para servir, não serve para viver”, disse o Papa.

ano-misericordia-noticiasFrancisco lembrou que, na vida cotidiana, várias são as situações para tocar com as próprias mãos as necessidades das pessoas mais pobres e necessitadas. Basta ter uma atenção particular e acolher esse sofrimento do próximo para si.

“A misericórdia tem olhos para ver, orelhas para ouvir, mãos para levantar…”.

Outro ponto abordado por Francisco na catequese foi sua recente viagem à Armênia e a visita que ele fará nos próximos meses à Geórgia e ao Azerbaijão, ambos também na região do cáucaso.

O motivo das visitas a essa região é valorizar as antigas raízes cristãs e encorajar a esperança e a paz. “Como cristãos, somos chamados a reforçar entre nós a comunhão fraterna, para dar testemunho do Evangelho de Cristo e para ser fermento de uma sociedade mais justa e solidária”, completou o Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo