Crise migratória

Migrantes: 39 morrem após barcos afundarem na Tunísia

Barcos tentavam cruzar o Mediterrâneo para a ilha italiana de Lampedusa

Da redação, com Reuters

Pelo menos 39 migrantes morreram após dois barcos naufragarem ao largo da Tunísia nesta terça-feira, 9. Os barcos tentavam cruzar o Mediterrâneo para a ilha italiana de Lampedusa, disse o ministério da defesa tunisiano.

A guarda costeira resgatou 165 pessoas e as buscas por mais sobreviventes ainda estão em andamento na costa de Sfax, disse o porta-voz do ministério, Mohamed Zekri. Todos os migrantes mortos eram da África subsaariana, acrescentou.

O litoral próximo à cidade portuária tunisiana de Sfax se tornou um importante ponto de partida para pessoas que fogem do conflito e da pobreza na África e no Oriente Médio e buscam uma vida melhor na Europa.

Leia mais:
.: Papa pede acolhimento e integração de migrantes e refugiados
.: Papa pede atenção a intolerância e xenofobia contra migrantes
.: “Compartilhe a viagem”: campanha de acolhida a migrantes e refugiados

Migrantes

Em 2019, cerca de 90 migrantes africanos morreram afogados quando seu barco virou na costa da Tunísia depois de partir da vizinha Líbia para a Europa, em um dos piores desastres com que as autoridades tunisianas tiveram que lidar.

O número de migrantes tunisianos que desembarcam na costa italiana aumentou cinco vezes, para 13.000 em 2020, disse um grupo de direitos humanos, atribuindo o aumento às dificuldades econômicas no país.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo