Novos casos

Mais seis casos de ebola são registrados no Congo

Outros dois casos estão sob suspeita, de acordo com o Ministério da Saúde do país

Da redação, com Ansa

Médicos analisam mulher com suspeita de ebola no Congo / Foto: Reprodução Reuters

O ministro da Saúde da República Democrática do Congo, Oly Ilunga, anunciou nesta quarta-feira, 23, que seis novos casos de ebola foram confirmados e outros dois estão sob suspeita.

As novas vítimas foram localizadas na área de Iboko, onde um total de 14 pessoas estão infectadas. Ao todo, o último balanço oficial fala de 58 casos, sendo 28 confirmados, 21 prováveis e nove suspeitos, distribuídos em diversas regiões do país, segundo relatado durante a World Health Assembly, que discute assuntos de saúde globais, em Genebra.

A declaração foi dada no segundo dia da campanha de vacinação em massa lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na cidade de Mbandaka, primeira em área urbana a registrar casos do vírus.

Leia mais
.: OMS declara surto de ebola no Congo

“O risco da difusão é muito alto a nível nacional e a regional”, diz o comunicado, ressaltando que, no entanto, o risco a “nível global é considerado baixo”. Na última sexta-feira (18), a OMS declarou que a epidemia não é tratada como uma “emergência internacional”. De acordo com o ministro da Saúde, na cidade há dezenas de funcionários de saúde aplicando a vacinação, mas “a prioridade do governo é garantir que eles possam trabalhar com segurança”.

O vírus Ebola é transmitido pelos fluidos corporais de pessoas infectadas falecidas. Entre 2014 e 2016, a África Ocidental já havia registrado um surto do vírus, quando 11,3 mil pessoas morreram. Na ocasião, os países mais afetados foram Libéria, Serra Leoa e Guiné.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo