Crise Migratória

Mais de 700 migrantes são resgatados do mar mediterrâneo

Resgates aconteceram neste final de semana; “bom tempo” levou muitos a se arriscarem na travessia

Da redação, com agências

Mais de 700 migrantes foram resgatados durante o fim de semana ao tentarem a travessia pelo Mediterrâneo. As tentativas de travessia nos litorais de Malta e da Líbia aumentaram no verão. 

Seis resgates internacionais foram realizados entre sábado, 31, e domingo, 1º. O último chegou a resgatar 106 pessoas, anunciou a ONG europeia SOS Mediterrâneo. 

As operações foram realizadas pelo barco Ocean Viking, e por embarcações da Sea-Watch e da ONG alemã ResQship. Os resgatados foram distribuídos entre o Sea-Watch3 e o Ocean Viking para receberem cuidados médicos.

Leia também
.: Ninguém pode ficar indiferente ao sofrimento dos migrantes, diz Papa
.: Papa define tema do Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados 2021

Os resgatados nestes dias necessitam de cuidados, e apresentam um cansaço muito grande, até mesmo de exaustão, disseram as autoridades.  Há pessoas de 22 nacionalidades, vindas de Bangladesh, de países da África Ocidental e Central. O grupo reúne pelo menos 28 mulheres, sendo duas grávidas, 81 menores, 66 deles desacompanhados.

Mais de 34 mil resgatados

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), as partidas, interceptações e chegadas de migrantes no Mediterrâneo central estão aumentando este ano. Pelo menos 1.113 pessoas morreram no Mediterrâneo durante a primeira metade de 2021 enquanto tentavam chegar à Europa.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo