Restauração

Líbano: Igreja de Beirute será reaberta após a explosão de 2020

Igreja Jesuíta de São José na capital libanesa, Beirute, deve abrir suas portas novamente no próximo mês

Da redação, com Vatican News

Beirute

Após explosões, cristãos em Beirute sofrem pressão para vender propriedades / Foto: Igreja Maronita de Beirute

Quase um ano depois de uma explosão devastadora que abalou a cidade libanesa de Beirute, há um motivo para comemoração. A histórica Igreja de São José, administrada por jesuítas, que foi seriamente danificada na explosão de agosto de 2020, deve reabrir no próximo mês.

Leia 
.: Imagens de drones mostram uma Beirute arrasada após explosão

Suporte vital

A Igreja foi restaurada com a ajuda da instituição de caridade católica Ajuda à Igreja que Sofre (ACN)

Padre Salah Aboujaoude disse à ACN que “O fornecimento e instalação das novas portas de madeira estarão concluídos no final da próxima semana.” Referiu ainda que, com as obras de pintura e elétrica quase concluídas, a instalação do teto falso deverá começar em breve.

A explosão do ano passado matou 200 pessoas e feriu outras milhares quando 2.750 toneladas de nitrato de amônio incendiaram em um armazém nas docas.

O projeto de restauração

Farid Hakimé, engenheiro responsável pela restauração da igreja, afirmou: “A maioria das janelas e portas de madeira foram destruídas, o telhado inclinado também foi seriamente afetado”.

Toda a madeira original foi danificada com a explosão, o teto falso e as luminárias, bem como a estrutura de madeira que suportava o telhado inclinado, que perdeu grande parte de suas telhas.

Hakimé acrescentou: “Era possível ver muitas rachaduras no teto da igreja e muitas outras áreas, causadas pela explosão”.

Compromisso da ACN

De acordo com a Ajuda à Igreja que Sofre, a Igreja de São José, construída em 1875, apoia várias comunidades diferentes, celebrando missas em francês no domingo à noite, bem como missas matinais em inglês e em árabe no rito maronita. 

Com a economia do Líbano severamente afetada pelo colapso da libra libanesa, os fundos para os reparos da igreja, que chegam a 400 mil dólares, são mais vitais do que nunca.

A ACN continuou a apoiar a comunidade cristã do Líbano com mais de US$ 6 milhões em ajuda após a explosão nas docas de agosto de 2020, incluindo ajuda de emergência e reparos em prédios de igrejas no bairro cristão histórico da capital.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo