Lampedusa: Papa pede solidariedade com imigrantes

Francisco recordou mortes de imigrantes devido ao frio ao longo da travessia próximo à ilha de Lampedusa; Acnur estima mais de 200 mortos

Da Redação, Rádio Vaticano e Agências

Após a catequese desta quarta-feira, 11, o Papa Francisco lançou um apelo tendo em vista a tragédia no mar de Lampedusa nesta semana. O acidente teria causado mais de 200 mortes, segundo as últimas notícias do Acnur, órgão da ONU para os refugiados.

“Sigo com preocupação as notícias que chegam de Lampedusa, onde se contam mais mortes entre os imigrantes por causa do frio ao longo da travessia do Mediterrâneo. Desejo assegurar a minha oração pelas vítimas e encorajar novamente à solidariedade, a fim de que a ninguém falte a ajuda necessária”.

Na madrugada de segunda-feira, 9, a guarda costeira italiana resgatou uma embarcação perto da Líbia. Pelo menos 25 pessoas morreram de hipotermia a bordo da embarcação.

Segundo relatos dos sobreviventes, que chegaram hoje à ilha de Lampedusa, más condições climáticas fizeram as embarcações, que seguiam da África para a Itália, naufragar. Centenas de pessoas estão desaparecidas.

Em julho de 2013, Papa Francisco visitou a ilha de Lampedusa, um naufrágio no qual morreram imigrantes que seguiam da África para a Europa. Na ocasião, o Santo Padre criticou a globalização da indiferença.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo